26º Congresso Português de Arte-Terapia "ENCONTROS: A Arte-Terapia na Interseção de Áreas Diversas turma A
Apresentação
As temáticas que configuram a realização 26º Congresso Português de Arte-Terapia são de interesse para a formação de educadores e professores, sendo a Arte-Terapia uma área do saber cujos princípios epistemológicos e praxiológicos se constituem em ferramentas-chave na intervenção educacional com crianças e adolescentes, seja a partir das ferramentas arte-terapêuticas que visam o desenvolvimento da criatividade, bem como facilitadores das interações sociais, particularmente as que iluminam o carácter relacional dos professores com os alunos e dos alunos com os pares. Sublinha-se ainda a importância que a Arte-Terapia desempenha na intervenção pedagógica junto dos alunos contribuindo para a vivência e sucesso escolar e social destes, realizando transições entre a Escola e as Famílias. Além disso, como realça este Congresso, a Arte-Terapia, em contexto escolar, constitui-se num elemento-chave para que os docentes possam ter uma atuação informada e consistente diante das problemáticas emocionais apresentadas por crianças e adolescentes, com impactos nas aprendizagens realizadas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Contribuir para que os educadores e professores se apropriem de conhecimentos acerca da Arte-Terapia aplicada no contexto educacional inclusivo; - Refletir sobre como a Arte-Terapia pode atuar sobre as problemáticas epistemológicas, conceptuais e pedagógicas que configuram a inclusão escolar e social dos alunos; - Apresentar ferramentas didático-pedagógicas que facilitem a exploração do potencial criativo de crianças e adolescentes para a superação dos obstáculos criados pelas problemáticas emocionais que impedem o desenvolvimento adequado da aprendizagem; - Aprofundar conhecimentos e partilhar experiências sobre a intervenção da Arte-Terapia em contexto escolar; - Discutir como a Arte-Terapia pode contribuir para a gestão de conflitos no espaço educacional; - Propiciar aos docentes o acesso a espaços e tempos formativos transdisciplinares, afirmando-os como reflexivos-críticos.
Conteúdos
Neste Congresso a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia pretende implementar a reflexão, a demonstração de intervenções e a apresentação de investigações relativas à aplicabilidade da Arte-Terapia em diversos contextos. Desta forma procurar-se-á evidenciar as possibilidades de interceção entre a Arte-Terapia, a saúde, a educação, as artes e a sociedade. A vocação institucional da Arte-Terapia confere-lhe primazia em projetos vocacionados para o bem-estar, a criatividade ao serviço da adaptação, a superação de dificuldades, o desenvolvimento pessoal criativo e satisfação inerente ao equilíbrio estético, desenvolvidas em organizações sociais, empresas, residências de acolhimento e prisionais, escolas e unidades de saúde, entre muitas outras. Tendo em conta a abrangência das possibilidades de abordagem com Arte-Terapia, torna-se oportuno perspetivar a implementação das artes em diferentes áreas e como estas se interligam. O modus operandi da Arte-Terapia tem uma grande abrangência para o favorecer. No decorrer dos quase 100 anos de evolução da Arte-Terapia, a nível mundial, têm-se alargado as suas áreas de intervenção, disseminando-se por quase todos os setores da sociedade. A relevância da sua mais-valia tem-se confirmado, tanto pela constatação de resultados no terreno, como projetos de investigação. Este Congresso abre também a possibilidade de Encontro com organizações e profissionais de diferentes áreas nacionais e estrangeiras. Assim será um Congresso em três línguas: português, inglês e francês. A vertente do entrecruzamento entre a arte e a psicoterapia será também perspetivada. Os temas do Congresso, tendo em conta o postulado são: - Arte-Terapia, Terapia e Saúde; - Arte-Terapia, Terapia e Educação; - Arte-Terapia, Terapia e Intervenção Social; - Arte-Terapia, Terapia e Artes; - Arte, Psicoterapia e Arte-Psicoterapia.
Metodologias
A ação integra-se no 26º Congresso Português de Arte-Terapia organizado sob o formato de painéis temáticos, com diferentes participantes de reconhecido mérito profissional e social na área educativa, social e clínica que atuam na área da Arte-Terapia e afins. Assumindo a dimensão de um fórum transdisciplinar, destacamos a participação de profissionais de Arte-Terapia com ampla experiência interventiva em contexto escolar que apresentarão os seus trabalhos ilustrando e exemplificando as ferramentas arte-terapêuticas utilizadas em contexto educacional, com as mais diversas problemáticas de crianças e adolescentes. As sessões terão um funcionamento de painéis temáticos onde serão apresentadas as comunicações específicas dentro de cada tema, motivando a discussão e a reflexão de todo público, num seguimento posterior com espaço para a participação dos professores e educadores que estarão a participar
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a assiduidade e participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Segundo o Estatuto da Carreira Docente deve aplicar-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4, 9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação.
Bibliografia
Carvalho, R. (2021). Processos de Mudança em Arte-Psicoterapia Bases e estruturas virtuais para a vida real, Revista Portuguesa de Arte-Terapia. Arte Viva. Nº 11. 2021. Lisboa: SPATCarvalho, R. (2009). A Arte de Sonhar Ser. Fundamentos da Arte-Psicoterapia Analítica-Expressiva. Lisboa: Edições IspaCarvalho, R. (2006). O polimorfismo da arte de sonhar ser. In. Revista científica de Arteterapia Cores da Vida. Vol 3. Nº 3. Julho-Dezembro. http://www.brasilcentralarteterapia.org.Carvalho, R. (2006). Arte-Terapia: identidade e alteridade. Uma perspectiva polimórfica. In. Arte Terapia: Reflexões. Nº 6. São Paulo: Sedes SapientiaeFrois, J. P. (Coord.). (2000). Educação estética e artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste gulbenkian
Formador
Marta Tagarro
Francisca Germana Santos Vaz Pires
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 25-10-2025 (Sábado) | 10:00 - 18:00 | 8:00 | Presencial |
| 2 | 26-10-2025 (Domingo) | 10:00 - 18:00 | 8:00 | Presencial |