Intervenção Educativa na cegueira turma A - Intervenção Educ
Apresentação
Dificuldades do Conselho de Turma: A nível pedagógico: Adaptação de materiais (Braille, áudio, tecnologia assistiva, descrição verbal). Estruturação do espaço da sala Metodologias inclusivas (ensino multissensorial). A nível relacional: Promover autonomia e participação. Trabalhar atitudes e sensibilização da turma. Comunicação adequada: como guiar, como descrever, como interagir. Trabalho colaborativo: papel da equipa multidisciplinar (professor titular, docente de EE, psicólogo, família).
Destinatários
Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender os conceitos fundamentais relacionados com a deficiência visual, em particular a cegueira, distinguindo-os de outros tipos de limitações visuais. Reconhecer o impacto da cegueira no processo de aprendizagem, desenvolvimento social e autonomia da criança no 2.º ciclo do ensino básico. Explorar estratégias pedagógicas e de comunicação que favoreçam a participação ativa e inclusiva de alunos cegos em sala de aula. Identificar formas de adaptação de materiais, recursos e ambientes de aprendizagem para responder às necessidades de alunos cegos. Valorizar a importância do trabalho colaborativo entre professores, docentes de educação especial, técnicos e família. Refletir sobre atitudes e práticas docentes que promovam inclusão, autonomia e bem- estar do aluno cego.
Conteúdos
Definição de cegueira e baixa visão (distinções importantes). Impacto da deficiência visual no desenvolvimento e na aprendizagem. Estereótipos e mitos comuns.
Metodologias
- Metodologia: Brainstorming inicial e enquadramento. - Síntese colaborativa e espaço aberto para questões. - Exposição dialogada com recurso a diapositivos ilustrativos (gráficos, exemplos). - Entrevista moderada/partilha testemunhal + interação com o grupo. - Exposição dialogada + exemplos práticos (mostrar materiais adaptados, apps, simulação curta de atividade sem visão). - Trabalho em pequenos grupos + plenário.
Modelo
Frequência e participação.
Formador
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço
Isabel Maria Picão Anacleto
Ana Rita Neves Martins