
Promoção da Autonomia e Independência em crianças com Deficiência Visual turma Autonomia na DV - A
Apresentação
- Deficiência visual: cegueira e baixa visão – definição, causas e implicações no desenvolvimento infantil - Conceitos de autonomia e independência - Direitos da criança com deficiência (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência)
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Apresentação e discussão de casos reais (respeitando o anonimato) - Identificação de obstáculos e soluções práticas nos contextos escolares e familiares
Conteúdos
- Organização do ambiente físico (escola, casa, exterior): acessibilidade, pistas táteis, contrastes, rotinas - Técnicas de orientação e mobilidade (introdução ao conceito) - Promoção de competências de vida diária (alimentação, higiene, organização) - Incentivo à tomada de decisão e resolução de problemas - Tecnologia de apoio: uso de dispositivos e aplicações acessíveis - Papel do jogo e da brincadeira na autonomia
Metodologias
A formação será dinâmica, interativa e orientada para a prática: Exposição teórica breve, com apoio de apresentação visual acessível Análise e discussão de casos reais Exercícios práticos, como: Simulação de tarefas com restrição visual (ex: com vendas) Exploração de objetos e materiais pedagógicos adaptados Visionamento e análise de vídeos curtos com exemplos de boas práticas Trabalho em pequenos grupos, para desenvolvimento de estratégias adaptadas a diferentes contextos Partilha de experiências e espaço para dúvidas
Modelo
- Debate final com recolha de contributos dos formandos - Breve avaliação da formação - Sugestões de recursos e leituras complementares
Observações
Local: Centro de Recursos da Associação Bengala Mágica- Pinhal Novo
Formador
Renata Amaral Pereira Salvador
Filipa Periquito