
Abordagem multidisciplinar nas Perturbações do Espectro do Autismo em contexto escolar - Nível I turma A-PIN (25-26)
Apresentação
A presente ação de formação visa dotar os formandos de uma base teórica e prática, no âmbito da Educação Inclusiva e Equitativa, que apoie os profissionais no processo de ensino-aprendizagem/intervenção com alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Os objetivos principais são promover a reflexão e munir os formandos de conhecimento especializado sobre a planificação, a intervenção e a avaliação, com base em metodologias que apoiem a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia, de modo a fomentar a participação ativa nas atividades escolares dos alunos com PEA independentemente do perfil e nos diferentes níveis de escolaridade. A abordagem multidisciplinar realizada por profissionais da educação e da saúde parte da experiência real em contexto escolar e consiste na demonstração e exemplificação do trabalho colaborativo, articulação, comunicação, monitorização e avaliação da intervenção. Por ser uma perturbação específica, ainda, se denotam inúmeros desafios nas escolas ao nível da intervenção e na promoção da participação destes alunos em contexto de sala de aula e noutros ambientes educativos, assim como na ativação de metodologias ativas de aprendizagem e implementação de processos de diferenciação pedagógica.
Destinatários
Professores dos grupos 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920 e 930.
Objetivos
- Conhecer os conceitos basilares da Educação Inclusiva e Equitativa, tendo por base os documentos atuais e universais; - Apresentar estratégias de trabalho colaborativo entre os diversos elementos da equipa perante uma abordagem multidisciplinar; - Dotar os formandos de conhecimento teórico sobre a Perturbação do Espectro do Autismo; - Conhecer diferentes metodologias de intervenção, sobretudo a metodologia de ensino estruturado; - Apresentar estratégias para a diferenciação pedagógica nos diversos contextos educativos; - Desenvolver mecanismos de planificação e orientadores da intervenção, à luz da Lei em vigor. - Apoiar os formandos na construção de materiais de intervenção; - Explorar o uso de tecnologias de apoio como suporte à aprendizagem; - Desenvolver processos de avaliação do perfil do aluno e da intervenção realizada pela Equipa avaliação para as aprendizagens;
Conteúdos
1. Educação Inclusiva e Equitativa; 2. Linhas orientadoras para a Planificação da Intervenção de acordo com o DL 54/2018, de 6 de junho e Lei 116/2019, de 13 de setembro, DL 55/2018, de 6 de junho, as Aprendizagens essenciais e o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória; 3. A abordagem multidisciplinar (docentes e técnicas especializadas) na intervenção de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto escolar: a. Intervenção em contexto de sala de aula/outros ambientes educativos; b. Intervenção em contexto de centro de apoio à aprendizagem - sala especializada; 4. Metodologias de Ensino/Aprendizagem (floortime, ensino estruturado, entre outras) e utilização/elaboração de materiais pedagógicos (adaptados ao perfil do aluno); 5. Flexibilização Curricular; 6. Tecnologias de apoio de suporte à aprendizagem e à participação dos alunos com PEA.; 7. Conceito de autodeterminação e a promoção da autonomia no aluno com PEA; 8. Atividades de vida diária e instrumental do aluno com PEA; 9. Linguagem, fala e comunicação na PEA.; 10. Processos de Avaliação na Perturbação do Espectro do Autismo.
Metodologias
1. Questionário de levantamento de expetativas/interesse relativamente à formação 2. Reflexão/ Debate 3. Quizz 4. Brainstorming 5. Trabalho de grupo 6. Apresentação de trabalhos 7. Pesquisa individual 8. Modelo Jigsaw ( https://www.youtube.com/watch?v=euhtXUgBEts ) 9. Metodologia THINK-PAIR-SHARE 10. Role-play
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a assiduidade e participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM 5. American Psychiatric Publishing Inc, Washington DC, abril de 2013.Bandeira de Lima C., et al. As Perturbações do Espectro do Autismo: Manual Prático de Intervenção. Lidel. 2012.Fernandes, Domingos (2005). Avaliação das Aprendizagens: Reflectir, Agir e Transformar. In Futuro Congressos e Eventos (Ed.), Livro do 3.o Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, pp. 65-78. Curitiba: Futuro Eventos.Nóvoa, António (2009). Professores, Imagem do Futuro Presente. Educa. Instituto de Educação, Universidade de lisboa. Lisboa.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 47€ Não associados: 80€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com (independentemente do modo de pagamento) 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) 📢 A formação só se realiza se tiver número de inscritos suficientes. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. No caso de devolução serão deduzidos os gastos com a transferência/devolução. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Olga Margarida Paulo de Sá
Margarida Sofia Carvalho Amorim
Andreia Liliana Costa Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 20:15 - 21:15 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
11 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |