
Monitorização da Educação Inclusiva: Refletir e Agir com base em evidências turma A-PIN (25-26)
Apresentação
A educação inclusiva, consagrada no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, assume a monitorização como elemento central na construção de uma escola centrada no aluno, promotora da equidade e da qualidade. A implementação efetiva do Regime Jurídico da Educação Inclusiva requer o desenvolvimento de práticas sistemáticas de recolha e análise de informação, com vista à tomada de decisões fundamentadas e à melhoria contínua dos processos educativos. A monitorização deve articular-se com instrumentos e referenciais, como o Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva, o Quadro de Referência do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas e referenciais internacionais, tais como o Index para a Inclusão. Esta ação de formação pretende capacitar os docentes para compreenderem a centralidade da monitorização, conhecerem modelos e ferramentas de diagnóstico de ambientes educativos inclusivos e desenvolverem instrumentos adequados a cada contexto escolar. Através de uma abordagem colaborativa, teórico-prática e baseada numa metodologia de resolução de problemas, os participantes serão desafiados a refletir sobre os conteúdos da ação de formação e a propor medidas concretas que contribuam para o reforço da inclusão, num compromisso contínuo com a melhoria da escola pública para todos.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Promover o debate sobre a importância de envolver toda a comunidade educativa na implementação e monitorização da educação inclusiva. Refletir sobre o papel das lideranças na implementação e monitorização da educação inclusiva. Identificar e analisar práticas de gestão e organização pedagógica, tanto ao nível da liderança de topo como intermédia, que orientam e sustentam as políticas de inclusão. Explorar instrumentos sistémicos de monitorização das práticas de inclusão, avaliando a relevância das diferentes dimensões do funcionamento das organizações escolares que estes instrumentos contemplam. Desenvolver processos de monitorização da educação inclusiva, refletindo sobre os passos essenciais para a sua implementação e melhoria contínua.
Conteúdos
A centralidade da monitorização na vida das escolas. Instrumentos de diagnóstico de ambientes educativos inclusivos. Modelos de monitorização da educação inclusiva. Sistemas de monitorização da educação inclusiva: Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva; Quadro de Referência do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas; Index para a Inclusão. Construção de instrumentos de monitorização da educação inclusiva. Proposta de ações/medidas que permitam melhorar a Educação Inclusiva. O trabalho desenvolvido nas sessões, de natureza teórico-prática, possui uma intencionalidade pedagógico-didática clara. Pretende-se que os conteúdos e instrumentos abordados sejam aplicados na monitorização dos Agrupamentos de Escolas e debatidos no âmbito da ação de formação, numa perspetiva de investigação-ação. Adota-se, igualmente, uma metodologia de trabalho colaborativo, promovendo a construção de instrumentos personalizados e ajustados a cada território educativo. Estes instrumentos visam monitorizar a implementação da educação inclusiva, permitindo refletir criticamente sobre os resultados obtidos e agir com base em evidências.
Metodologias
Serão desenvolvidas abordagens teóricas referentes aos conteúdos, com recurso a material atualizado, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas. Será privilegiado o trabalho prático e a pesquisa autónoma orientada, tendo em conta as lideranças exercidas pelos formandos, bem como a aplicabilidade nos seus Agrupamentos de Escolas. Em grupo e privilegiando o trabalho colaborativo, os formandos irão: (1) Efetuar o diagnóstico da educação inclusiva de um território educativo; (2) A partir do diagnóstico, definir o que será prioritário monitorizar; (3) Construir instrumentos de monitorização da educação inclusiva, assentes em referenciais nacionais e internacionais; e (4) A partir de possíveis cenários de respostas, propor ações/medidas que permitam melhorar a educação inclusiva.
Avaliação
Apresentação de um relatório reflexivo, até 3 páginas (excluindo a capa) ou 1950 palavras, que incida sobre uma das temáticas abordadas na ação de formação. Segundo o Estatuto da Carreira Docente deve aplicar-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4, 9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos A formação tem carácter presencial (e-learning) e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação.
Bibliografia
Cerna, L. et al. (2021). Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em: Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECD iLibrary (oecd-ilibrary.org)European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponível em: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdfPereira, F., Crespo, A., Trindade, A., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., Franco, G., Azevedo, H., Fonseca, H., Micaelo, M., Reis, M., Saragoça, A., Carvalho, M., & Fernandes, R. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Direção-Geral da Educação.Simões, C. (2022). O impacto da liderança dos diretores na autonomia e flexibilidade curricular: Perceção dos Professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 23, 1-27. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10959UNESCO (2022). Reaching out to all learners: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO, IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-packsupporting-inclusion-and-equity-education
Observações
Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 47,00€ Não associados: 80,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com (independentemente da modalidade de pagamento) 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Maria Cristina Marques Ferreira Simões
Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Online síncrona |
4 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Online síncrona |
6 | 06-12-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |