
Qualidade de Vida: Inclusão, Direitos e Bem-Estar (Foco nos Direitos Humanos e Educação Inclusiva) turma A-PIN
Apresentação
O conceito de Qualidade de Vida é particularmente complexo. Para as pessoas com deficiência, além da satisfação com as condições do quotidiano, trata-se, sobretudo, da eliminação das barreiras físicas, sociais e psicológicas que podem limitar a sua plena participação na sociedade. A Qualidade de Vida está intimamente ligada à Inclusão e ao reconhecimento dos seus Direitos. As necessidades das pessoas com deficiência vão além das questões de mobilidade ou cuidados médicos, incluindo o direito ao acesso a oportunidades iguais, à educação, ao emprego, à cultura e à participação ativa na comunidade. Assim, a acessibilidade e a autodeterminação são o pilar da garantia de uma vida digna. Se, por um lado, os espaços públicos, transportes, tecnologias e serviços devem ser projetados de forma inclusiva, cumprindo as orientações do Desenho Universal, por outro, é necessário que as pessoas com deficiência possam decidir sobre as suas próprias vidas, com o apoio adequado. Isto inclui o acesso a tecnologias assistivas e a criação de políticas públicas que promovam a independência e a participação plena. A reflexão sobre a Qualidade de Vida implica pensarmos numa sociedade mais inclusiva, onde as diferenças sejam respeitadas e valorizadas, e onde todos possam usufruir dos mesmos direitos e oportunidades. Cada pessoa merece viver com dignidade, acesso igualitário às oportunidades e a garantia dos seus direitos fundamentais. Este congresso é, pois, uma oportunidade única para debatermos soluções inovadoras e promovermos práticas que garantam a inclusão e o bem-estar de todos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre estratégias que respondam à diversidade e pluralidade dos alunos e adultos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos que respeitam a independência (desenvolvimento pessoal, autodeterminação), a participação social (relações interpessoais, inclusão social, direitos) e o bem-estar (emocional, físico, material). Capacitar os docentes para maximizar a participação ativa dos alunos/adultos e das famílias, com base no respeito pelas suas expetativas e cumprimento dos seus direitos, através da avaliação da qualidade de vida. Fomentar a partilha de boas práticas através do conhecimento de experiências nacionais e internacionais, promovendo o diálogo intercultural e a aprendizagem mútua sobre a qualidade de vida, os direitos e a educação inclusiva. Refletir sobre o impacto dos direitos humanos na qualidade de vida e autodeterminação dos alunos e adultos com dificuldades acrescidas. Refletir sobre o impacto da educação inclusiva na qualidade de vida dos alunos e futuros cidadãos ativos da sociedade.
Conteúdos
Qualidade de Vida Vida Independente Direitos Humanos Políticas para a Inclusão Direitos das Pessoas com Deficiência Transição para a Vida Pós Escolar Autodeterminação Gestão de recursos no apoio à idade adulta
Metodologias
As 6 horas serão organizadas em conferências plenárias, mesa redonda ,workshops / simpósios e apresentações de comunicações orais.
Avaliação
Frequência
Formador
Maria Cristina Marques Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 22-07-2025 (Terça-feira) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |