Linguagem e Comunicação no Autismo - Desafios e Estratégias em Contexto Escolar turma A-PIN (25-26)

Apresentação

O número crescente de crianças neurodivergentes é uma realidade. Estando as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) no topo desta lista, é notório o aumento da necessidade de formação nesta área tão específica e, ao mesmo tempo, tão abrangente. Conhecer as particularidades comunicativas e linguísticas das crianças com PEA é uma urgência atual, de modo a adequar as práticas escolares, permitindo a verdadeira inclusão destas crianças, fornecendo-lhes as merecidas oportunidades de desenvolvimento e participação nas diferentes atividades escolares. Saber como avaliar as características individuais da criança com PEA é uma ponte estreita para mais facilidade na escolha de objetivos adequados bem como de materiais apropriados que levem ao aumento do sucesso academico. O domínio de estratégias específicas é uma necessidade partilhada por agentes educativos que todos os dias têm um papel fulcral na vida destas crianças.

Destinatários

Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Reconhecer as dimensões gerais das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA); - Identificar as características comunicativas, linguísticas e sensoriais de crianças com PEA; - Como avaliar comunicação e linguagem em crianças com PEA; - Perceber as características dos diferentes tipos de comunicadores; - Perceber a relação entre comunicação, regulação e comportamento; - Abordagens de intervenção na comunicação e linguagem em crianças com PEA; - Dar resposta às necessidades comunicativas e linguísticas das crianças com PEA em contexto escolar; - Estabelecer objetivos de acordo com as caractérírticas individuais de cada criança com PEA; - Desenvolver e adequar materiais para promover competências comunicativas, linguísticas, de regulação e a aprendizagem em geral; - Aplicar diferentes estratégias que promovam o desenvolvimento de competências e inclusão de crianças com PEA; - Explorar estudos de caso, fazendo raciocínios adequados.

Conteúdos

1. Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) - Características e Avaliação (10h) 1.1 Caracterízação geral das crianças com PEA 1.2 Características comunicativas das crianças com PEA 1.2.1 Tipos de Comunicadores 1.3 Características linguísticas das crianças com PEA 1.3.1 Tipos de Parceiros de Linguagem 1.4. Avaliação da Comunicação e Linguagem em crianças com PEA 1.5 Características sensoriais das crianças com PEA 1.6 Relação entre Comunicação, Regulação e Comportamento 2. Intervenção em crianças com PEA (10h) 2.1 Abordagens de Intervenção na Comunicação e Linguagem em crianças com PEA 2.2 Definição de objetivos de acordo com as características individuais das crianças 2.3 Responder às necessidades comunicativas e linguísticas da criança com PEA 2.3.1 Desenvolver e adequar materiais para promover competências (comunicativas, linguísticas, de regulação, aprendizagem) 2.3.2 Aprender e aplicar estratégias facilitadoras de desenvolvimento 3. Analisar casos, aplicando os conhecimentos teóricos e desenvolvendo raciocínios adequados (5h)

Metodologias

As sessões decorrerão da seguinte forma: a) Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas a: apresentação dos conteúdos pela formadora, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos. b) Sessões de trabalho em pequeno grupo destinadas a: exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de planos de aula apoiados num desenho universal para a aprendizagem e em ambientes de aprendizagem potenciadores das competências neurodinâmicas para a aprendizagem c) Sessões plenárias finais destinadas à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos

Avaliação

A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): • Insuficiente: 1 a 4,9 pontos • Regular: 5 a 6,4 pontos • Bom: 6,5 a 7,9 pontos • Muito Bom: 8 a 8,9 pontos • Excelente: 9 a 10 pontos

Bibliografia

Lansing, M., Marcus, L., Reichler, R. e Eric Schopler (2021). PEP-3 : Profil psycho-éducatif. Évaluation psycho-éducative individualisée de la division TEACCH pour enfants présentant des troubles du spectre de l'autisme. Bruxelles : DeBoeck Supérieur.Beukelman, D. R., & Mirenda, P. (2013). Augmentative & Alternative Communication. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC.Greenspan, Stanley I. MD and Lewis, Diane M.A. CCC-SLP, The Affect-Based Language Curriculum (ABLC) An Intensive Program for Families, Therapists and Teachers 2 nd Edition, 2006

Observações

⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 47€ Não associados: 80€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com (independentemente do modo de pagamento) 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) 📢 A formação só se realiza se tiver número de inscritos suficientes. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.

Formador

Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo

Magda Florêncio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-09-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 23-09-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 30-09-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
5 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
9 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Preço sócio: 47.00€
Preço não sócio: 80.00€
Início: 16-09-2025
Fim: 17-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135359/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Zoom e moodle

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