
SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS: PARA A COMPREENSÃO DO PERFIL DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL turma SemPerfilDEE
Apresentação
O papel do docente de Educação Especial é multifacetado. Desde pelo menos o Despacho Conjunto n.º 198/99, de 15 de fevereiro - que vai ao encontro do que refere o ponto 2352 da Classificação Portuguesa das Profissões, de 2010 (file:///C:/Users/mfffa/Downloads/CPP2010.pdf) -, que a descrição do que se espera deste docente existe. O DL 54/2018 coloca o professor de Educação Especial no centro da educação inclusiva. Defendemos, no entanto, que este docente está subaproveitado em muitas escolas, por razões várias, entre elas o desconhecimento, circunstância que é uma questão internacional. Acreditamos que os docentes de Educação Especial queiram lutar pela sua especificidade, pela sua identidade. Para tal, têm de saber o que deles se espera e como implementar esses papéis. Esta ação de curta duração tem como objetivo apresentar laivos do panorama internacional sobre a identidade deste docente, para além de propor motivos para confusões a nível nacional, de criar uma dinâmica que potencie o debate sobre o papel do docente de educação especial e de apresentar boas práticas no contexto da ação deste docente.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Conhecer uma visão do panorama internacional no âmbito do papel do docente de educação especial (DEE); Partilhar possíveis causas da confusão, a nível nacional, entre o âmbito da ação do docente de ensino regular e o do DEE; Contribuir para uma visão participada de âmbitos de ação do DEE; Partilhar e refletir sobre boas práticas no contexto do que se espera de um DEE.
Conteúdos
Mestres da tecelagem: a confusão e a complexidade de papéis, a nível nacional e internacional Breve alusão ao possível motivo da confusão, a nível nacional, entre o âmbito da ação do docente de ensino regular e do DEE Âmbitos de ação do DEE. Práticas aconselhadas quando o tema é a ação do DEE.
Metodologias
Exposição participada; Diálogo pedagógico/debate orientado; Trabalho colaborativo.
Modelo
Frequência das 6 horas de formação.
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida