
ACD Desenvolvimento da Técnica de Leitura em crianças cegas turma Turma A - 24-25
Apresentação
A inclusão de crianças cegas exige a adoção de metodologias específicas que garantam o pleno acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura e escrita pelo que a aprendizagem do sistema Braille constitui um elemento essencial para a alfabetização e para a autonomia dessas crianças. O Braille é um sistema de leitura e escrita baseado em padrões de pontos em relevo, que exigem uma abordagem didática diferenciada, considerando as especificidades da percepção tátil e do desenvolvimento cognitivo infantil. Para que a alfabetização em Braille seja eficaz, é imprescindível que os professores de educação especial estejam capacitados para ensinar a técnica de leitura de forma estruturada e adaptada às necessidades dos alunos cegos. Esta ação de formação visa qualificar os profissionais para que possam disponibilizar um método adequado à aprendizagem do sistema Braille, respeitando tanto as exigências técnicas do sistema como as necessidades psicopedagógicas das crianças cegas. Ao capacitar os professores de educação especial para o ensino eficaz da leitura Braille, procura-se não apenas garantir a alfabetização das crianças cegas, mas também promover a sua inclusão plena no ambiente escolar e social. Dessa forma, a formação contribuirá significativamente para a autonomia, independência e desenvolvimento cognitivo dos alunos cegos, reforçando a importância de uma educação acessível e equitativa para todos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Desenvolver competências para a construção de materiais/recursos promotores de uma boa iniciação de crianças com cegueira na leitura braille; - Promover o conhecimento de estratégias diversificadas de trabalhar o pré-braille; - Promover a construção de recursos práticos para desenvolvimento de competências de leitura em crianças cegas.
Conteúdos
- A importância da leitura para crianças com cegueira - Características de uma boa leitura tátil Leitura bimanual Ergonomia - Estratégias para desenvolver a leitura 1 Desenvolvimento da acuidade tátil 2 Memorização das combinações de pontos 3 seguimento de linhas/rastreamento 4 postura e ergonomia
Metodologias
- Apresentação de PPT com exemplos práticos de acordo com as diferentes áreas/conteúdos bordados; - Construção de recursos pelos formandos usando o programa Braille Fácil; -Organização de um Portefólio individual com materiais construídos.
Modelo
Frequência
Formador
Isabel Maria Picão Anacleto