Projetos de implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa em contexto escolar turma A-PIN (24-25)
Apresentação
Algumas perturbações do desenvolvimento têm implicações na aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal, oral e escrita. Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC) surgem como resposta às crianças que não são capazes de comunicar oralmente ou às que a fala não é suficiente para preencher todas as funções comunicativas, melhorando assim a sua qualidade de vida. A escolha de um SAAC deve ser considerada numa perspetiva alargada, um trabalho em equipa que tem como foco melhorar a vida quotidiana da pessoa. A utilização dos sistemas deve ser transversal a todos os contextos, sendo o escolar aquele em que as crianças passam a maioria do seu tempo. É fundamental os agentes educativos dominarem as questões inerentes à CAA, pois além de serem dos elementos da equipa que melhor conhecem as caraterísticas da criança/aluno, são os que mais contribuirão para a sua utilização e consequente desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas. Havendo conhecimento prévio da teoria envolvente, torna-se fundamental criar oportunidade de aprendizagem e domínio prático de ferramentas e tecnologias inerentes a este processo para que os professores e educadores sejam cada vez mais autónomos no processo de implementação dos SAAC. Ao longo das várias ações dinamizadas dentro desta temática, tem-se verificado uma grande panóplia de ideias, que muitas vezes não são implementadas na prática. O acompanhamento destes projetos é fundamental para que as escolas os possam ver dinamizados.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920 e 930.
Objetivos
- Identificar a necessidade de CAA nos contextos escolares; - Adquirir competências para selecionar o SAAC mais adequado às necessidades do contexto em que os alunos estão inserido; - Desenvolvimento de um projeto que responda às necessidades encontradas, o que pode englobar: construir tabelas de comunicação e quadros de rotinas, adaptar material; - Identificar as ferramentas mais adequadas para o material a desenvolver - Dominar os programas necessários ao desenvolvimento dos materiais - Implementar os materiais desenvolvidos em contexto escolar; - Partilhar publicamente os projetos desenvolvidos.
Conteúdos
1. Levantamento das necessidades comunicativas inerentes ao contexto (7h30m) 1.1. Identificação de alunos com Necessidades Complexas de Comunicação 1,2 Identificação das respostas a decorrer 1.3 Identificação das necessidades específicas do contextos para permitir um melhor desempenho comunicativo e académico dos alunos 1.4 Escolha do material prático a desenvolver (tabelas de comunicação, quadros de rotinas, adaptação de materiais) 1.5 Relação teórico.prática dos conteúdos relacionados com a Comunicação Aumentativa e Alternativa 2. Levantamento de ferramentas a utilizar (15h) 2.1 Identificação das ferramentas mais apropriadas a cada caso de estudo 2.2 Escolha das ferramentas a utilizar para o desenvolvimento dos materiais 2.3 Exploração prática das ferramentas (Araword, Arasaac, Picto-Selector, Magic Contact ) 3, Construção, implementação e partilha de materiais (27h30h) 3.1 Construção de materiais que respondam às necessidades dos casos em estudo 3.2 Utilização das ferramentas necessárias para cada tarefa 3.3 Implementação dos materiais em contexto escolar 3.4 Partilha pública dos projetos implementados, em plataforma a definir
Metodologias
As sessões decorrerão da seguinte forma: a) Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas a: apresentação dos conteúdos pela formadora, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos. b) Sessões de trabalho em pequeno grupo destinadas a: exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de planos de aula apoiados num desenho universal para a aprendizagem e em ambientes de aprendizagem potenciadores das competências neurodinâmicas para a aprendizagem c) Sessões plenárias finais destinadas à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos
Avaliação
A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve aplicar-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos
Bibliografia
Tetzchner, S. v., & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora.Encarnação, P., Azevedo, L., & Londral, A. R. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015. Empowering Teachers to Promote Inclusive Education. Conceptual Framework and Methodology. Odense, Denmark: European Agency for Special Needs and Inclusive Education;Beukelman, D. R., & Mirenda, P. (2013). Augmentative & Alternative Communication. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Observações
⏰ ATENÇÃO: RELEMBRAMOS QUE OBRIGATÓRIO TER FREQUENTADO O CURSO DE FORMAÇÃO "Comunicação Aumentativa/Alternativa em contexto escolar (nível 1)" Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 80,00€ Não associados: 110,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Magda Florêncio
Andreia Joana Venâncio de Matos (formadora convidada)
Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
5 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
11 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
12 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
13 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
14 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
15 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
16 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
17 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
18 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
19 | 17-05-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online assíncrona |
20 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |