Dislexia e suas Comorbilidades: Conhecer, Compreender, Avaliar e Intervir turma D (24-25)

Apresentação

O domínio da leitura e da escrita são competências fundamentais, sem as quais o sucesso académico não é possível e que funcionam como fator determinante, para o sucesso na escola e na sociedade em geral. Assim a consciencialização de que na sociedade o saber ler e escrever é condição indispensável para o sucesso de qualquer indivíduo, coloca a escola como espaço privilegiado de aquisição deste conhecimento e de desenvolvimento destas competências. A aquisição da leitura e da escrita é o resultado de um conjunto de variáveis de natureza múltipla e complexa (motora, percetiva, cognitiva e emocional), em que as desordens neurológicas de alguns alunos interferem com a receção, integração ou expressão de informação, refletindo-se numa incapacidade para a aquisição de aptidões, nas quais se insere a aprendizagem da leitura e da escrita. O elevado número de alunos diagnosticados com dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita e comorbilidades (disgrafia e disortografia) nas escolas, a necessidade de saber identificar e distinguir sinais e comportamentos que se enquadram num quadro de dislexia e a necessidade de adequar respostas educativas às necessidades específicas identificadas, colocam esta temática no centro da aprendizagem de todas as disciplinas.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Melhorar o conhecimento dos docentes no âmbito da dislexia e comorbilidades (disortografia e disgrafia), a partir de partilha e de experiências profissionais, pelo contacto/análise de estudos produzidos pelos diferentes autores. - Aperfeiçoar as competências profissionais, na identificação, caracterização e avaliação de necessidades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita. - Implementar atividades reeducativas e de programas de intervenção promotores do sucesso escolar dos alunos com necessidades de aprendizagem relacionadas com a leitura e a escrita. - Implementar de atitudes reflexivas sobre o papel do professor, na abordagem sócio afetiva do aluno com dificuldades de leitura e de escrita. - Diferenciar e flexibilizar o currículo, para viabilizar o acesso aos alunos com dislexia com equidade. - Conhecer e implementar em sala de aula, metodologias dinâmicas, ativas e multissensoriais com estratégias de ensino e aprendizagem específicas, promovendo a participação de todos os alunos, incluindo os alunos com dislexia.

Conteúdos

1ª Sessão (4h) - Linguagem oral e linguagem escrita: processos de aquisição, desenvolvimentos e mecanismos cognitivos envolvidos. - As perturbações específicas na linguagem escrita (dislexia, disortografia e disgrafia). - Enquadramento legal ao abrigo do DL 54 /2018 de 6 de julho. 2.ª sessão (4h) - Classificação e tipos de dislexia. - Mitos associados ao conceito. - As características dos erros típicos dos disléxicos e disortográficos. - Caracterização do disléxico e sinais de alerta, relativamente à aprendizagem e desenvolvimento da personalidade. - O papel dos diferentes atores (aluno, professor e família). 3ª sessão (3h) - Avaliação e diagnóstico. - Técnicas e instrumentos de observação, diagnóstico e análise. - Análise de situações referenciadas pelos professores. 4ª sessão (3h) - Formas de diferenciar e flexibilizar o currículo, para viabilizar o acesso aos alunos com dislexia. - Metodologias dinâmicas, ativas e multissensoriais em sala de aula, promovendo a participação de todos os alunos, incluindo os alunos com dislexia. 5.ª sessão (4h) - Estratégias de ensino e aprendizagem específicas para alunos com dislexia passíveis de serem aplicadas em sala de aula e em trabalho individual. - Estratégias de intervenção e medidas pedagógicas em contexto de sala de aula. - Intervenção pedagógica de reeducação em contexto individual. 6.ª sessão (4h) - Análise e estudo colaborativo de situações identificadas pelos docentes, em pequeno grupo. - Organização de materiais, recursos educativos e adaptação de instrumentos de avaliação. 7.ª sessão (3h) - Apresentação das situações identificadas pelos docentes ao grande grupo com escolha de materiais, recursos educativos e adaptação de instrumentos de avaliação.

Metodologias

Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se em sessões teórico e teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. É promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos de prática pedagógica e de propostas de atividades para o desenvolvimento da temática em contexto de sala de aula. Os formandos são ainda avaliados pelo seu desempenho, interesse, capacidade crítica e de reformulação, dinâmica de mudança e capacidade de criação de estratégias

Avaliação

A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões. - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10 seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente – 1 a 4,9 pontos - Regular – 5 a 6,4 pontos - Bom – 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom – 8 a 8,9 pontos - Excelente – 9 a 10 pontos Para se obter a UCs (unidade de crédito) o formando tem de ter um mínimo de 5 pontos.

Bibliografia

Carreteiro, Rui Manuel (2015) – A dislexia Manual de instruções. PsiclínicaCorreia, L. (2008). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto EditoraFranco, M.G. (2003). Comunicação, Linguagem e Fala: Perturbações específicas de linguagem em contexto escolar. Lisboa: Ministério da EducaçãoDavis, Ronald D. (2014) – O Dom da Dislexia – Lua de Papel

Observações

⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.

Formador

Célia Maria Borges Prata

Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 01-04-2025
Fim: 13-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121534/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Destinatários: Docentes do Ensino Básico, Secundário e Educa