O lugar da EMAEI numa Escola Transformadora/Inclusiva : funções e responsabilidades turma A-PIN (24-25)
Apresentação
Os desafios emergentes de uma escola que responda a todos os alunos são enormes e estão subjacentes aos sistemas educativos por uma educação de qualidade inclusiva, equitativa (UNESCO, 2015). Em convergência com o Perfil do Alunos, a autonomia e flexibilização curricular e as aprendizagens Essenciais o DL. n.º 54/2018, de 6/7, define as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Assente no DUA e na abordagem multinível, baseia-se em modelos curriculares flexíveis, no acompanhamento e monitorização sistemática da eficácia do contínuo das intervenções. Em todo este processo, as Equipas Multidisciplinares de apoio a Educação Inclusiva assumem a centralidade pelo que a capacitação dos seus elementos é determinante para uma educação inclusiva(EI).
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Enquadrar concetualmente a educação inclusiva (EI): Conceitos, princípios-chave e definições - Articular a EI com os documentos curriculares de referência: Perfil dos Alunos e Aprendizagens Essenciais - Conhecer e aplicar os modelos DUA e IM; - Dominar o disposto no DL nº54/2018 e no Manual de Apoio à Prática (DGE, 2018) tendo em vista o cumprimento das suas competências enquanto elemento da EMAEI (artº12, nº8) no acompanhamento das práticas docentes, monitorização da eficácia das medidas, regulação do seu trabalho, funcionamento dos CAA e avaliação e restruturação de todo o processo para a melhoria da escola e da qualidade das aprendizagens de todos os alunos.
Conteúdos
I - Enquadramento legal da Educação Inclusiva (D.L. 54, de 6 de julho): II - A centralidade da EMAEI para a uma Escola Inclusiva : III- Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva: que estratégia?I IV- Medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar (Acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem; V- Práticas pedagógicas inclusivas; VI - Centro de apoio à aprendizagem; VII- Monitorização da eficácia de todo o processo : aplicação de medidas de suporte à aprendizagem. funcionamento da EMAEI Acompanhamento do CAA
Metodologias
Durante as sessões serão exploradosos conteúdos através: - Apresentação estruturada de conteúdos suportada por meios audiovisuais; - Visualização de documentários, vídeos, com reflexão e debate; - Discussão em grupo de textos, documentos, legislação e recurso indicativos do Manual de Apoio à Prática e realização de trabalhos práticos de aplicação de conhecimentos e de procedimentos previstos no Decreto-lei nº54/2018, partindo de situações problema e de casos reais da experiência dos participantes. - Apresentação ao grande grupo, reflexão e debate.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 demaio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliaçãocontínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ousuperior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação doformando. Nessa avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: Participação na ação, realizada com base na observação direta feita pelos formadores tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; Trabalho autónomo realizado em grupo ou individual; Reflexão individual, critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento p
Bibliografia
Azevedo, Joaquim. (2015). Nenhum aluno pode ser deixado para trás! É preciso renovar os processos pedagógicos e aorganização das escolas. Comunicação apresentada na Conferência EPIS-Empresários pela Inclusão Social, sob o temaEscolas de futuro, realizada na Fundação Calouste CAST (2011). Universal Design for Learning guidelines version 2.0. Wakefield, MA: Author. Cosme, Ariana (2017). Escolase Professores no Séc. XXI: Exigências, desafios, compromissos e respostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17,n. 53, p. 757-776, 2017 Fernandes, D. (2014). Avaliação das aprendizagens e políticas educativas: o difícil percurso da inclusão e da melhoria. InM. L. Rodrigues (Org.), Quarenta anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático deensino (Volume I, pp. 231-268). Coimbra: Almedina. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-pt Acesso 08/03/202UNESCO, A Guide for Ensuring Inclusion and Equity in Education. Paris: UNESCO, 2017.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Ana Maria Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |