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25º Congressso Português de Arte-Terapia: Criação e Produção de Pensamento turma A

Apresentação

As temáticas que configuram a realização 25º Congresso Português de Arte-Terapia são de interesse para a formação de educadores e professores, sendo a Arte-Terapia uma área do saber cujos princípios epistemológicos e praxiológicos se constituem em ferramentas-chave na intervenção educacional com crianças e adolescentes, seja a partir das ferramentas arte-terapêuticas que visam o desenvolvimento da criatividade, bem como facilitadores das interações sociais, particularmente as que iluminam o carácter relacional dos professores com os alunos e dos alunos com os pares. Sublinha-se ainda a importância que a Arte-terapia desempenha na intervenção pedagógica junto de alunos com necessidades de apoios educativos e sociais especializados (AESE), vulgo NEE, contribuindo para a inclusão escolar e social destes alunos, realizando transições entre a Escola e as famílias. Além disso, como realça este Congresso, a Arte-Terapia, em contexto escolar, constitui-se num elemento-chave para que os professores possam ter uma atuação informada e consistente diante das problemáticas emocionais apresentadas por crianças e adolescentes, com impactos nas aprendizagens realizadas.

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para que os educadores e professores se apropriem de conhecimentos acerca da Arte-Terapia aplicada no contexto educacional. - Refletir sobre como a Arte-Terapia pode atuar sobre as problemáticas epistemológicas, conceptuais e pedagógicas que configuram a inclusão escolar e social dos alunos. - Apresentar ferramentas didático-pedagógicas que facilitem a exploração do potencial criativo de crianças e adolescentes para a superação dos obstáculos criados pelas problemáticas emocionais que impedem o desenvolvimento adequado da aprendizagem. - Aprofundar conhecimentos e partilhar experiências sobre a intervenção da Arte-Terapia em contexto escolar. - Discutir como a Arte-Terapia pode contribuir para a gestão de conflitos no espaço educacional. - Propiciar aos professores o acesso a espaços e tempos formativos transdisciplinares, afirmando-os como reflexivos-críticos.

Conteúdos

Com o título do presente Congresso, “Criação e Produção de Pensamento”, pretende-se retomar o tema do primeiro congresso “Genesis”, enquanto oportunidade de fechar um ciclo e iniciar um novo. A produção de pensamento conceptual sobre Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia ao longo destes 25 anos foi uma constante. Para tal contribuíram a formulação de conceitos de fundamentação extraídos da evidência fenomenológica inerente às práticas. Com isso encorpou-se a Arte-Terapia e a Arte-Psicoterapia portuguesas de uma identidade própria, afirmada além de outros modelos terapêuticos, com formulações, compreensivas da operacionalidade, especificas. O ato criativo contém em si a possibilidade de formulação de “ideia nova”. Esta é alcançada quando a perspetiva de mudança propicia a transmutação simbólica de significados. Tal envolve um complexo processo interno, psíquico, inerente à ativação do Aparelho Criativo. Através do fazer criativo, ao manejar-se uma realidade física impregnada de imaginário, torna-se possível modelar, paulatina e progressivamente, a realidade psíquica, com efeito de homeostase transmutativa. Assim acede-se à “ideia nova” de si mesmo, com a possibilidade de abandono de padrões de pensamento disfuncionais. Este é o conceito essencial que fundamenta a validade das práticas artísticas na promoção do progresso pessoal, tanto em contexto de Arte-Terapia ou Arte-Psicoterapia, como em ambiente pedagógico, para a promoção da aprendizagem. No presente Congresso os arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas da SPAT irão fazer a apresentação de ”Produção de Pensamento”, extraído das suas práticas criativas, em contextos diversos, dos pedagógicos à reabilitação, com populações várias, desde as crianças aos idosos e com problemáticas diversas. ÁREAS TEMÁTICAS DO CONGRESSO 1 - Criatividade e Aparelho Criativo. 2 - Criação em contexto pedagógico. 3 - Criatividade e aprendizagem. 4 - O artista e a “ideia nova”. 5 - As funções terapêuticas e as potencialidades da Arte. 6 - Representações ideacionais organizadoras e criativas. 7 - A Psicodiagénesis e a esteticidade da relação. 8 - Logaritmos de intervenção em Arte-Terapia e em Arte-Psicoterapia. 9 - A criação enquanto sinalizador do funcionamento psíquico vigente na tipologia da criação e da psicopatologia.

Metodologias

A ação integra-se no 25º Congresso Português de Arte-Terapia organizado sob o formato de painéis temáticos, com diferentes participantes de reconhecido mérito profissional e social na área educativa, social e clínica que atuam na área da Arte-Terapia e afins. Assumindo a dimensão de um fórum transdisciplinar, destacamos a participação de profissionais de Arte-Terapia com ampla experiência interventiva em contexto escolar que apresentarão os seus trabalhos ilustrando e exemplificando as ferramentas arte-terapêuticas utilizadas em contexto educacional, com as mais diversas problemáticas de crianças e adolescentes. As sessões terão um funcionamento de painéis temáticos onde serão apresentadas as comunicações específicas dentro de cada tema, motivando a discussão e a reflexão de todo público, num seguimento posterior com espaço para a participação dos professores e educadores que estarão a participar.

Avaliação

A avaliação dos formandos foca a assiduidade (2/3) e a participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação é quantitativa e aplica-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): • Insuficiente: 1 a 4,9 pontos • Regular: 5 a 6,4 pontos • Bom: 6,5 a 7,9 pontos • Muito Bom: 8 a 8,9 pontos • Excelente: 9 a 10 pontos

Bibliografia

Frois, J. P. (Coord.). (2000). Educação estética e artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste gulbenkianCarvalho, R. (2021). Processos de Mudança em Arte-Psicoterapia – Bases e estruturas virtuais para a vida real, Revista Portuguesa de Arte-Terapia. Arte Viva. Nº 11. 2021. Lisboa: SPATCarvalho, R. (2006). O polimorfismo da arte de sonhar ser. In. Revista científica de Arteterapia Cores da Vida. Vol 3. Nº 3. Julho-Dezembro. http://www.brasilcentralarteterapia.orgCarvalho, R. (2006). Arte-Terapia: identidade e alteridade. Uma perspectiva polimórfica. In. Arte Terapia: Reflexões. Nº 6. São Paulo: Sedes SapientiaeCarvalho, R. (2009). A Arte de Sonhar Ser. Fundamentos da Arte-Psicoterapia Analítica-Expressiva. Lisboa: Edições Ispa

Observações

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://arte-terapia.com/25o-congresso-portugues-de-arte-terapia/

Formador

Marta Tagarro

Francisca Germana Santos Vaz Pires

Início: 26-10-2024
Fim: 27-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127041/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 14 h
Local: Fundação Calouste Gulbenkian e online