Autismo - da escola para a vida turma A (2024-2025)
Apresentação
A Perturbação do Espectro do Autismo atinge cerca de 1 em cada 100 indivíduos na Europa. Na qualidade de condição do neurodesenvolvimento, este diagnóstico manifesta-se de forma precoce e transversal ao longo da vida do indivíduo, assumindo várias expressões e vários desafios, face aos quais a Comunidade Educativa tem de estar preparada. Toda esta variabilidade clínica na forma de Espectro requer uma intervenção especializada, na qual o contexto escolar assume um papel fundamental no diagnóstico precoce, na promoção da funcionalidade e autonomia, na rede de intervenção multidisciplinar, na orientação às famílias, na preparação para a vida adulta, entre tantas outras vertentes. Esta formação visa munir os formandos de ferramentas de identificação e de intervenção especializadas para fornecer as melhores repostas aos alunos no espectro do autismo. A Escola assume um papel de destaque na vida do indivíduo, acompanhando-o ao longo das diversas fases de desenvolvimento. A Inclusão começa pela informação. Porque para o melhor caminho para transformar, é formar.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Saber identificar as características do autismo Reconhecer as diferentes formas de autismo Conhecer as abordagens de ensino e de intervenção especializadas e recomendadas Ser capaz de orientar o aluno no espectro do autismo em todos os níveis de ensino Contribuir ativamente para que a Escola seja um contexto de Inclusão
Conteúdos
1.CARACTERIZAR (3H) Enquadramento histórico e científico Caracterização clínica Aspetos neuropsicológicos Da suspeita ao diagnóstico 2.INTERVIR (16H) Desafios do pré-escolar ao ensino secundário Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Ensino Estruturado em sala de aula regular Modelo ABA estratégias comportamentais Modelo de Denver intervenção precoce Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação Alterações do processamento sensorial Prevenção e gestão dos comportamentos desafiantes Intervenção na cognição socioemocional 3.ORIENTAR (6H) Adolescência, sexualidade e socialização Autonomia e integração comunitária Transição para a vida adulta Desafios e acompanhamento no Ensino Superior Desafios e acompanhamento em Contexto Laboral Conclusões e avaliação final das aprendizagens
Metodologias
Abordagem teórico-prática e demonstrativa; Discussão e análise de materiais de intervenção da prática pessoal/profissional; Trabalho individual.
Avaliação
A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: Assiduidade, pontualidade e participação (40%); Teste final escrito de avaliação individual (escolha múltipla) (60%). Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Adrien, J.-L. e Gattegno, M.P. (2011). L'Autisme de l'enfant : évaluations, interventions et suivis. Bruxelles:Mardaga.American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: Author.Attwood, T. (2010). Le Syndrome d'Asperger Guide complet. (3e édition). Bruxelles:De Boeck.Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo - Manual prático de intervenção. Lisboa:Lidel.Leaf, R. B., & McEachin, J. (1999). A work in progress: Behavior management strategies and a curriculum for intensive behavioral treatment of autism. New York: DRL Books.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. Enviar comprovativo de pagamento para cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Charlotte Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 13-12-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |