A Comunicação Aumentativa e Alternativa na promoção da inclusão (nível 1) turma A - SEPLEU

Apresentação

Numa escola que visa a inclusão de todos os alunos numa via comum de ensino, garantido para tal o acesso, a participação e progresso dos mesmos; é incontornável o comprometimento de toda a comunidade educativa com uma cultura intencional de pedagogia diferenciada. Uma pedagogia que diferencie não apenas os conteúdos de aprendizagem ou mesmo os processos de avaliação, mas que os complemente com práticas de diferenciação no ensino e sistematização dos processos cognitivos de aprendizagem. Atualmente a aprendizagem já não é vista como um processo de acumulação linear de informação, mas sim como um processo complexo, que implica uma apropriação pessoal de experiências, favorecida pela interação em contexto social e onde intervêm formas diversas de pensar e de estabelecer relações entre o que o aluno já sabe e o que aprenderá de novo. Esta realidade só poderá ter como consequência, a necessidade de um cuidado cada vez mais sério com a diferenciação pedagógica dos processos de aprendizagem como ferramenta nuclear do processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que toda e qualquer mudança curricular passa necessariamente pelo professor, este assume-se invariavelmente como um recurso de eleição nesta jornada que é a constante incorporação da diferenciação dentro dos contextos pedagógicos; o que justifica a pertinência da presente formação no seu plano de progressiva capacitação profissional.

Destinatários

Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial /// Releva na DCP

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial /// Releva na DCP. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial /// Releva na DCP. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial /// Releva na DCP.

Objetivos

Reconhecer o papel e o lugar da diferenciação pedagógica e acomodações curriculares na construção de políticas, culturas e práticas de escola inclusiva. • Definir e operacionalizar o conceito de diferenciação nos seus diferentes níveis de ação curricular: conteúdos, processos e produtos. • Identificar os principais processos cognitivos de aprendizagem e as suas diferentes etapas de construção neuropsicológica. • Saber observar, identificar e apoiar /intervir perante as diferentes barreiras no processo de aprendizagem de todos os alunos. • Compreender a importância do ensino e aprendizagem assente em processos de mediação intencional e construção por etapas dos diferentes processos mentais. • Compreender a dinâmica de construção de mediadores cognitivos e saber a plicá-los em contexto de sala de aula. • Refletir sobre as diferentes características de ambientes pedagógicos promotores da diferenciação pedagógica.

Conteúdos

1. Diferenciação Pedagógica e Acomodações Curriculares como ferramentas de inclusão (2 horas) 2. Diversidade em contexto de sala de aula: ferramentas de análise e sistematização das diferentes características, capacidades, barreiras e facilitadores dos alunos (2 horas). 3. Exigências cognitivas das atividades pedagógicas: identificação e reflexão sobre os processos cognitivos inerentes às diferentes atividades pedagógicas (2 horas). 4. Conceito de Mediação dos processos mentais e construção por etapas das ações mentais (1 horas) 5. Estudo do processo de construção das ações mentais nos principais processos de aprendizagem indexados ao pré-escolar e primeiro ciclo – Estruturação Neuropsicológica: (6 horas) 5.1. Processo atencional e de regulação comportamental. 5.2. Processo de construção de memorização semântica e lógica. 5.3. Linguagem oral e intenção comunicativa. 5.4. Processos de aquisição e automatização da leitura e escrita – Etapas de desenvolvimento neuropsicológico. 5.5. Processos de organização e sistematização na resolução de problemas. 5.6. Processos de organização do comportamento e funções executivas. 6. Construção de mediadores e práticas de pedagógica diferenciada e sua aplicação pedagógica em contexto de sala de aula (12 horas).

Metodologias

a) Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas à apresentação dos conteúdos pela formadora, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos. b) Sessões de trabalho em pequeno grupo destinadas à exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de propostas de mediação de diferentes processos cognitivos de aprendizagem, reflexão sobre as características de ambientes pedagógicos de diferenciação pedagógica ou mesmo analise de diferentes estudos de caso, c) Sessões plenárias destinadas à discussão dos trabalhos e produtos de reflexão produzidos pelos formandos ao longo das horas de formação ou de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos.

Avaliação

- Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): • Insuficiente: 1 a 4,9 pontos • Regular: 5 a 6,4 pontos • Bom: 6,5 a 7,9 pontos • Muito Bom: 8 a 8,9 pontos • Excelente: 9 a 10 pontos

Bibliografia

Cozzolino, L. and Davis, L. (2017). How People Change. In Daniel Siegel, How People Change, 5ed, 53-71.Norton & Company: London.Cozzolino, L. (2013). The social neuroscience of education: optimizing attachment & learning in theclassroom. New York: W. W. Norton & Company.Almeida, G. (2012). Neurociência e sequência didática para educação infantil. São Paulo: Editora UnissinosVigotsky, L. (1930). Sobre os sistemas psicológicos. In: Teoria e método em Psicologia, pp.103-136. (Tradução portuguesa de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes. (1996).Perrenoud, Ph. (1995). Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar. Porto: Porto Editora.

Observações

EXCLUSIVA SEPLEU

Formador

Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo

Magda Florêncio

Andreia Joana Venâncio de Matos (formadora convidada)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 26-09-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 30-09-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 03-10-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 12-10-2024 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Online síncrona
6 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 19-10-2024 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Online assíncrona
8 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 02-11-2024 (Sábado) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
10 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 23-09-2024
Fim: 07-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122229/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Zoom e moodle