A Comunicação no processo de Inclusão turma A-PIN (24-25)

Apresentação

A diversidade populacional, a heterogeneidade cultural e os diferentes níveis de aprendizagem num determinado contexto escolar requerem por parte do professor competências de comunicação que promovam contextos de aprendizagem significativos e inclusivos. O objetivo principal desta formação consiste em dominar técnicas e ferramentas de comunicação assertiva, eficaz, não violenta e inclusiva, de forma a criar nos alunos disponibilidade emocional para aprender. Perceber as diferentes formas e estilos de aprendizagem e adequar a comunicação ao perfil do aluno é uma necessidade premente para criar uma maior abertura para o conhecimento e curiosidade para saber mais, alicerces e âncoras fundamentais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Criar nos alunos disponibilidade emocional para aprender Identificar na comunicação barreiras e facilitadores de aprendizagem, Identificar tipos de comunicação adequados ao perfil de aluno. Perceber nos alunos limites e oportunidades para aprender. Levantamento e problematização das dificuldades sentidas pelos docentes na sua realidade pedagógica e identificação das condicionantes de aprendizagem relacionadas com a comunicação, Consciencialização dos docentes para a importância da criação de contextos e processos educativos facilitadores de aprendizagens, através da comunicação verbal e não verbal Conhecer e desenvolver técnicas de comunicação não violenta

Conteúdos

Conteúdos da ação (máximo 3000 carateres): I – O aluno/compreender os diferentes perfis funcionais 1.1 – Disposições emocionais facilitadoras de aprendizagem 1.2 – Disposições emocionais inibidoras de aprendizagem 1.3 – Os mapas mentais a) Os “filtros” e “sabotadores” b) Sistemas de representação, as associações c) Comunicação alternativa d) Comunicação aumentativa 1.4 – A comunicação 1.4.1 - A comunicação não verbal a) A atitude b) A linguagem corporal c) Relação empática d) Estratégias e ferramentas para a melhoria da comunicação não verbal 1.4.2 – A comunicação verbal a) Modelos de comunicação verbal b) Distorções da linguagem (generalizações, omissões e distorções) c) Estratégias e ferramentas para a melhoria da comunicação verbal 1.5 – Comunicação não violenta a) Técnica D.E.E.C. (descrever, expressar, especificar, consequência) b) Outras técnicas c) Motivação e empenho d) Limites e oportunidades de aprendizagem II – A avaliação 2.1 – Avaliação formativa e informativa 2.2 – Avaliação reflexiva e inclusiva

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático com recurso a um método expositivo, utilizando meios auxiliares da atividade nos conteúdos programáticos teóricos e teórico-práticos. Os momentos de debate, partilha, reflexão e análise da actividade pedagógica diária, darão corpo a uma componente mais prática em que se pretende a aplicação. Serão colocadas situações e estratégias conducentes à elaboração de materiais de trabalho, a serem posteriormente utilizadas por cada docente no seu nível de ensino ou em projetos de escola a implementar.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o desempenho de cada formando e a sua colaboração nas actividades práticas. Os formandos serão avaliados na escala de 0 a 10, de acordo com as orientações conjuntas do CCPFC e Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação. Comentário escrito elaborado pelos formandos de acordo com o programa da ação Elaboração de materiais que permitam trabalhar e desenvolver as diferentes competências.

Bibliografia

César, M. (2003). A escola inclusiva enquanto espaço-tempo de diálogo de todos para todos. In David Rodrigues (org.), Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto EditoraSilva H., Lopes J., Catarino P., Payen- Carreira R. (2019) - Mapas de conceitos como desenvolvimento de estratégias de pensamento críticoMorais, F. e outros (2019) - O feedback na promoção do pensamento críticoBeaudichon, J. (2001). A Comunicação. Processos, formas e aplicações. Porto: Porto Editora.

Observações

⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.

Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 04-03-2025
Fim: 25-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121916/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Zoom e moodle