Perturbações do desenvolvimento em contexto de sala de aula: como intervir? turma B-SEPLEU (24-25
Apresentação
A conceção de escola inclusiva remete-nos para o primado da igualdade de oportunidades educativas e sociais, garantida a todos os alunos, incluindo os que evidenciam perturbações do desenvolvimento tal como a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção e perturbações comportamentais/emocionais. Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, estes alunos revelam padrões de comportamento desajustados e dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que provoca problemas na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens. Os docentes têm como desafios compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial.
Objetivos
- Conhecer algumas perturbações do desenvolvimento: a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação do comportamento e as perturbações emocionais e consequentes problemáticas associadas. - Identificar e recorrer a medidas educativas adequadas (DL 54/2018 de 6 de julho) na construção do Relatório Técnico-Pedagógico, de modo a responder às necessidades do aluno. - Promover o debate em torno da necessidade de mobilizar toda a comunidade educativa para a implementação da educação inclusiva; - Refletir sobre estratégias educativas que respondam à diversidade e à pluralidade dos alunos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos; - Planear a implementação de estratégias de intervenção em sala de aula eficazes, para as diferentes problemáticas abordadas.
Conteúdos
Tema 1 - Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento 3h - Desenvolvimento neurobiológico funcional compreensão da variabilidade do normal e da expressão das perturbações. - Desenvolvimento infantil e atraso global do desenvolvimento Tema 2 Perturbação do desenvolvimento intelectual 5h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação do desenvolvimento intelectual (conceito, incidência da perturbação, comportamentos/características dos alunos). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 3 - Perturbação da comunicação, linguagem e fala 6h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação da comunicação, linguagem e fala (aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, normalidade e patologia da linguagem; etiologia e atraso de linguagem, fatores que afetam o desenvolvimento da linguagem, alterações da linguagem - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e desenvolvimento de atividades promotoras de aquisição linguística em sala de aula. Tema 4 Perturbação do Comportamento 5h - Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) - Compreender e definir a PHDA, a importância das funções executivas na PHDA, manifestações típicas da PHDA, o impacto da perturbação na vida da criança, do adolescente e das famílias. - Perturbação de oposição e desafio (POD) - Compreender e definir POD, características e comorbilidades, comportamentos de oposição, a família e a escola. - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 5 - Perturbações Emocionais 6h - Perturbação da ansiedade, Perturbação obsessiva compulsiva, Perturbações da alimentação, Perturbações do sono, Dependência da internet (compreender e definir as perturbações, características e comorbilidades). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula.
Metodologias
Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se em sessões teórico e teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. Será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos de prática pedagógica e de propostas de atividades para o desenvolvimento da temática.
Avaliação
A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões 50%. - Elaboração de relatório final individual reflexivo 50%. A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10 seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente 1 a 4,9 pontos - Regular 5 a 6,4 pontos - Bom 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom 8 a 8,9 pontos - Excelente 9 a 10 pontos Para se obter a UCs (unidade de crédito) o formando tem de ter um mínimo de 5 pontos.
Bibliografia
DGE (2018). Para uma educação inclusiva Manual de Apoio à PráticaAntunes, N., Sentidos O grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento Lua de Papel, 2018.Antunes, N., Mais Forte do que Eu! Hiperatividade e défice de atenção Causas, consequências e soluções Lua de Papel, 2014Santos, Mª, Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, avaliar e intervir, Edições Sílabo, setembro de 2015.
Formador
Célia Maria Borges Prata