O Centro de Apoio à Aprendizagem um recurso organizacional para a construção de uma Escola Inclusiva turma A - 24/25
Apresentação
O decreto-lei n.º 54/2018 identifica a forma como a escola e as estruturas de apoio se devem organizar, para a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Cada agrupamento de escolas dispõe de um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) - estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola (ponto 1 do art.º 13.º). Aos alunos é assegurado o direito universal de acesso ao currículo, cabendo à escola o desenho das medidas educativas necessárias para que os alunos realizem o seu potencial. Para que este desígnio seja cumprido é necessário conhecer os alunos, as suas características e estar munido de estratégias que permitam responder com eficácia à diversidade de alunos. Pretendemos com este curso de formação capacitar os docentes com uma variedade de conhecimentos, recursos metodológicos/pedagógicos e estratégias de intervenção capazes de desmistificar alguns conceitos e preconceitos.
Destinatários
Educ Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educ Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educ Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial.
Objetivos
1 - Reconhecer a função do CAA enquanto estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências existentes na escola, valorizando assim os saberes e as experiências de todos; 2 - Identificar as normas de funcionamento e organização do CAA; 3- Reconhecer modos de articulação entre os vários recursos humanos e materiais agregados nesta estrutura; 4- Identificar algumas caraterísticas dos alunos com medidas adicionais e estratégias de intervenção.
Conteúdos
Tema 1 - Centro de Apoio à Aprendizagem (12horas) - Enquadramento Legal: Decreto-Lei n.º 54/2018; - O CAA como estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola; - O CAA enquanto recurso organizacional; - O CAA como espaço de funcionamento e de rentabilização dos recursos existentes na escola: a) A sua constituição e coordenação; b) Os locais e horário de funcionamento; c) Os recursos humanos e materiais existentes; d) As formas de articulação com os recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola, designadamente no que se refere ao apoio e à avaliação das aprendizagens. Tema 2 - Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) - estratégias de intervenção (CAA) (4 horas) - Desenvolver conhecimentos ao nível das PEA, com vista a melhorar a intervenção de acordo com as características e necessidades dos alunos: a) Definir o conceito de PEA; b) Conhecer os comportamentos características dos alunos com PEA; c) Identificar estratégias de trabalho com esta população. Tema 3 - Trissomia 21 (T21) - estratégias de intervenção (CAA) (3 horas) - Desenvolver conhecimentos ao nível das T21, com vista a melhorar a intervenção de acordo com as características e necessidades dos alunos: a) Compreender o conceito de T21; b) Identificar as principais características desta população em termos do seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo; c) Compreender as principais áreas de intervenção em função da faixa etária; d) Identificar estratégias de trabalho com esta população. Tema 4 - Paralisia Cerebral (PC) - estratégias de intervenção (CAA) (3 horas) - Desenvolver conhecimentos ao nível da PC, com vista a melhorar a intervenção de acordo com as características e necessidades dos alunos: a) Compreender o conceito de PC; b) Identificar os tipos mais comuns de PC: espástico, disquenésia e ataxia; c) Identificar as causas da PC; d) Identificar estratégias de trabalho com esta população. Tema 5 - Défice Intelectual e Desenvolvimental (DID)- estratégias de intervenção (CAA) (3 horas) a) Compreender o conceito de DID; b) Identificar as principais características dos alunos com DID; c) Identificar as principais áreas de intervenção; d) Identificar estratégias de trabalho com esta população.
Metodologias
A metodologia a utilizar terá por base a exposição teórico/prática suportada na análise dos normativos legais, na discussão de casos práticos, na exploração de aplicações informáticas específicas e apresentações de casos reais, de modo a enriquecer a partilha pedagógica. Na abordagem de algumas temáticas será utilizado "role play" para que os formandos possam criar/vivenciar cenários de aprendizagem diversificados que conduzam a uma reflexão sobre contextos inclusivos. Serão ainda apresentados/partilhados materiais elaborados pelas formadoras e pelos formandos fomentando a construção de um ambiente de aprendizagem significativo e colaborativo.
Avaliação
a) Observação direta; b) Participação no desenvolvimento das sessões, na discussão oral (individual ou em grupo) dos temas; c) Realização de um trabalho final acerca dos conteúdos desenvolvidos; d) Produção e apresentação de um trabalho de grupo e uma reflexão individual sobre o trabalho desenvolvido; - Avaliação quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, envolvendo a ponderação de dados relativos à participação na formação e à explicitação formal de desempenhos
Bibliografia
Xiaoyan Ke & Jing Liu, Transtorno do Desenvolvimento Deficiência Intelectual 2015DGE (2018) Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à práticaSiegel, B. (2008). O mundo da criança com autismo. Porto. Porto EditoraWilliams, C. e Wright, B. (2008). Convivendo com autismo e síndrome de asperger - estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo. M.BooksEuropean Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015. Empowering Teachers to Promote Inclusive Education. Conceptual Framework and Methodology. Odense, Denmark: European Agency for Special Needs and Inclusive Education;
Observações
Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento inscrição. (cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Célia Maria Borges Prata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 11-01-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online assíncrona |
4 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
6 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 25-01-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 01-02-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |