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Práticas inclusivas em contextos de Pré-Escolar turma A-PIN - 24/25

Apresentação

A Educação Inclusiva pressupõe que, todos os alunos, independentemente dos seus perfis de funcionalidade, efetuem as suas aprendizagens em contextos educativos regulares. Portugal tem vindo a assumir progressivamente este pressuposto, no campo legislativo nomeadamente através da publicação do Decreto-lei 54/2018, que se aplica a todas as crianças/alunos do Pré-Escolar até ao 12º ano. Esta pragmatização da educação inclusiva ao tornar a Escola num direito de todos, incita a procura de estratégias que transformem o direito da igualdade de acesso, no direito da equidade dos resultados, o que implica habilitar educadores/professores para que possam desenvolver práticas que minimizem barreiras e se centrem na compreensão dos pontos fortes das crianças/alunos e na criação de ambientes educativos potenciadores de aprendizagens. A qualidade na educação pré-escolar é atualmente uma questão importante para os decisores políticos e comunidade educativa em geral, pois permite prevenir e/ou reduzir incapacidades e atrasos de desenvolvimento potenciais e evitar posteriormente o mitigar dos efeitos das adversidades precoce e das desigualdades na aprendizagem ao longo da vida. Com base nestes pressupostos, propõe-se que este curso de formação ajude os educadores de infância e professores de educação especial a identificarem, analisarem e promoverem as principais características de uma educação pré-escolar inclusiva de qualidade, garantindo que todas as crianças, incluindo as mais vulneráveis

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 360, 910, 920, 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 360, 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 360, 910, 920, 930.

Objetivos

• Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre a legislação que enquadra a Educação Inclusiva (Decreto-Lei 54/2018); Educação Pré-Escolar (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar – Lei 5/97), Intervenção Precoce na Infância (Decreto-Lei 281/2009) e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE); • Avaliar a funcionalidade da criança nas diferentes áreas de intervenção • Promover a melhoria de práticas de planeamento e avaliação como suporte de intencionalidade educativa e tendo como base a identificação de barreiras e potencialidades da criança e do ambiente educativo; • Adquirir competências para uma intervenção centrada nas rotinas e na consultadoria colaborativa; • Capacitar profissionais para a construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos; • Desenvolver competências para assegurar processos de transições facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar e 1º ciclo)

Conteúdos

1- Enquadramento Legal da Educação Inclusiva, Pré-Escolar e Intervenção Precoce; (Decreto-Lei 54/2018; Lei 116/2019; Lei 5/1997 e OCEPE; e Decreto-Lei 281/2009); • Conceitos, definições e princípios do novo paradigma de Educação Inclusiva. Mudanças estruturantes e os seus impactos a nível organizacional e pedagógico; 2 - A intervenção precoce na infância e a sua relevância na promoção do desenvolvimento; • Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento (neuroplasticidade/período crítico/neurónios e sinapses); • Perspetiva biológica e sistémica do desenvolvimento (interação dinâmica e contínua entre o biológico e a experiência); • Neurodesenvolvimento infantil - típico/atípico (0-6 anos); 3 - As principais perturbações do neurodesenvolvimento; •Avaliação e intervenção pedagógica 4 - Fundamentos e princípios da pedagogia de infância e suas implicações nas práticas educativas inclusivas; • O planeamento e a avaliação em ambientes inclusivos do pré-escolar; • A ecologia da sala do pré-escolar e participação da criança com desenvolvimento atípico; • Intervenções em contextos naturais e baseadas nas rotinas; • Barreiras à aprendizagem e à inclusão e a operacionalização de medidas no pré-escolar; • Construção e adaptação de materiais/recursos lúdicos/didáticos. 5 - Consultoria colaborativa em contextos de pré-escolar (famílias/educadores de infância) e Processos de transição facilitadores e de continuidade entre contextos educativos (pré-escolar/1º ciclo);4h00 • Definição e desenvolvimento de objetivos e orientações comuns; • Transição do meio familiar, ou da creche, para o jardim de infância; • Transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatória;

Metodologias

A ação será desenvolvida em regime online na modalidade de sessões síncronas e sessões assíncronas prevendo abordagens que visem a aquisição de conhecimentos (“saber-saber”) por parte dos participantes contemplando, também, a aplicabilidade prática através da elaboração de programas funcionais (“saberf fazer”, “saber ser”). De acordo com esta modalidade será tida em conta a articulação entre necessidades do sistema educativo e necessidade dosformandos através de metodologias que integrem os saberes e as experiências dos mesmos. Para cada módulo será elaborado o respetivo plano de sessão contemplando o trabalho síncrono e assíncrono.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Considerase classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nessa avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: • Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos; • Portefólio do trabalho realizado nas sessões assíncronas; • Reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional.

Modelo

Questionário de Avaliação

Bibliografia

Almeida, I. C., Carvalho, L., Ferreira, V., Grande, C., Lopes, S., Pinto, A. I., et al. (2011). Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projeto de formação e investigação. Análise Psicológica, XXIX (1)Bach, H. (1983). Programas de Educação Precoce - para Deficientes Mentais, Lactentes e Crianças com Atrasos no Desenvolvimento. Lisboa: Moraes EditoresCarvalho L. et, al (2016). Práticas recomendadas em Intervenção Precoce. Um guia para profissionais. (1º ed) Coimbra:ANIPLima, C. (coord). (2015). Perturbações do Neurodesenvolvimento - Manual de orientações diagnósticas e estratégias de intervenção. Lidel - EdiçõesTécnicas,Lda.European Agency for Special Needs an Inclusive Education, (2017). Educação pré-escolar inclusiva:Novas perspetivas e ferramentas - relatório síntese final. (M. Kyriazopoulou, P.Bartolo, E. Bjorck - Akesson, C. Giné e F. Bellour, ed.). Odense, Dinamarca.

Observações

⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.

Formador

Dídia Alexandra Carregosa Lourenço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 01-10-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
3 03-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 03-10-2024 (Quinta-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
5 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
6 08-10-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
7 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 10-10-2024 (Quinta-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
9 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
10 15-10-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
11 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
12 22-10-2024 (Terça-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online assíncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 01-10-2024
Fim: 22-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119915/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Zoom e moodle