Abordagem multidisciplinar nas Perturbações do Espectro do Autismo em contexto escolar - Nível I turma A-PIN
Destinatários
Docentes GR 910, 920, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes GR 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes GR 910, 920, 930.
Objetivos
- Conhecer os conceitos basilares da Educação Inclusiva e Equitativa, tendo por base os documentos atuais e universais; - Apresentar estratégias de trabalho colaborativo entre os diversos elementos da equipa perante uma abordagem multidisciplinar; - Dotar os formandos de conhecimento teórico sobre a Perturbação do Espectro do Autismo; - Conhecer diferentes metodologias de intervenção, sobretudo a metodologia de ensino estruturado; - Apresentar estratégias para a diferenciação pedagógica nos diversos contextos educativos; - Desenvolver mecanismos de planificação e orientadores da intervenção, à luz da Lei em vigor. - Apoiar os formandos na construção de materiais de intervenção; - Explorar o uso de tecnologias de apoio como suporte à aprendizagem; - Desenvolver processos de avaliação do perfil do aluno e da intervenção realizada pela Equipa “avaliação para as aprendizagens”
Conteúdos
1. Educação Inclusiva e Equitativa; 2. Linhas orientadoras para a Planificação da Intervenção de acordo com o DL 54/2018, de 6 de junho e Lei 116/2019, de 13 de setembro, DL 55/2018, de 6 de junho, as Aprendizagens essenciais e o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória; 3. A abordagem multidisciplinar (docentes e técnicas especializadas) na intervenção de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto escolar: a) Intervenção em contexto de sala de aula/outros ambientes educativos; b) Intervenção em contexto de centro de apoio à aprendizagem - sala especializada; 4. Metodologias de Ensino/Aprendizagem (floortime, ensino estruturado, entre outras) e utilização/elaboração de materiais pedagógicos (adaptados ao perfil do aluno); 5. Flexibilização Curricular; 6. Tecnologias de apoio de suporte à aprendizagem e à participação dos alunos com PEA.; 7. Conceito de “autodeterminação” e a promoção da “autonomia” no aluno com PEA; 8. Atividades de vida diária e instrumental do aluno com PEA; 9. Linguagem, fala e comunicação na PEA.; 10. Processos de Avaliação na Perturbação do Espectro do Autismo.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Olga Margarida Paulo de Sá
Margarida Sofia Carvalho Amorim
Andreia Liliana Costa Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 20:15 - 21:15 | 1:00 | Online assíncrona |
4 | 04-10-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 19:30 - 20:30 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
12 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |