Alunos desatentos e agitados: Práticas em sala de aula, com base na evidência. turma D
Apresentação
Os desafios com que os docentes se confrontam, em sala de aula, nos primeiros anos de vida escolar dos alunos, muitas vezes, prendem-se com o recurso a práticas adequadas e com base na evidência, para os alunos que começam a manifestar comportamentos preditivos de dificuldades na aprendizagem. Estes comportamentos, surgem no pré-escolar e estendem-se pelo 1º Ciclo EB, à medida que são introduzidos novos conteúdos curriculares e o nível de exigência aumenta. Coloca-se aqui a necessidade de serem desenvolvidas e aplicadas as estratégias adequadas junto desses alunos, tendo em conta as suas características individuais de desenvolvimento e de aprendizagem, assim como reconhecer e intervir nos processos cognitivos subjacentes às dificuldades que manifestam. Pretende-se aqui desenvolver o conhecimento e as ferramentas nos docentes, para criarem e operacionalizarem estratégias em sala de aula, promotoras do sucesso escolar e o bem estar dos seus alunos, sendo esse o objetivo geral a atingir. As crianças que se enquadram em perfis de comportamento desatento e agitado apresentam, também, outras implicações, como por exemplo, a capacidade de memorização, planeamento, flexibilidade cognitiva, entre outras que integram os processos cognitivos e executivos, e têm impacto na aprendizagem. A identificação e intervenção atempada e ajustada, permite que o docente alcance o máximo do potencial dos seus alunos, para além de promover um ambiente organizado e de bem estar geral na sala de aula.
Destinatários
Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.
Objetivos
- Potenciar a compreensão da importância do uso de estratégias com base na evidência, em sala de aula; - Desenvolver com os Docentes estratégias de identificação de comportamentos preditores de dificuldades de aprendizagem; - Dotar os Docentes de estratégias de intervenção em sala de aula . - Analisar as estratégias pedagógicas e a estruturação da sala de aula; - Potenciar a compreensão da importância da continuidade dos planos de intervenção entre o pré-escolar e o 1º ciclo EB. - Reconhecer e compreender as pré-competências e as competências implícitas na aprendizagem da leitura e da matemática; - Operacionalizar/aplicar os conhecimentos na prática pedagógica; - Incrementar o trabalho cooperativo e o diálogo interdisciplinar.
Conteúdos
1. Dificuldades de aprendizagem Conceitos (4 horas) Comportamentos preditivos das dificuldades de aprendizagem. Avaliação - interpretação de resultados relevantes dos relatórios psicológicos. Componentes de um plano de intervenção, Particularidades, quanto ao impacto nas aprendizagens, das Perturbações que podem estar associadas: - Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção. - Perturbação do Espetro do Autismo - Perturbação Específica da Aprendizagem - Síndrome de Down 2. Orientações para a intervenção - Práticas pedagógicas com base na evidência (7 horas) O que nos recomenda a literatura (CADDRA, TEACCH, UDL, Teoria PASS...); Como identificar qual a intervenção (o conjunto de estratégias) mais adequada aos comportamentos observados - Casos práticos; Como planificar uma intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses do aluno. Como intervir nas competências em défice sem descorar o curriculo - com recurso às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. 3. Estratégias em sala de aula - O como se faz (7 horas) Na estruturação do ambiente da sala de aula e do espaço de trabalho individual; Na adequação das tarefas académicas; Nas (pré)competências para a compreensão leitora; Nas (pré)competências da matemática 4. Caso prático (7 horas) Construção de um plano de intervenção, de um plano de aula e de material de apoio.
Metodologias
Identificação prévia de problemas / necessidades de formação a partir das práticas profissionais; Alternância entre sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo; Avaliação e reformulação dos materiais e resultados com eles atingidos em função das necessidades identificadas nas sessões presenciais conjuntas; Reuniões conjuntas; Todas as sessões desta ação de formação deverão possuir um carácter teórico/prático e ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos.
Avaliação
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas atividades propostas 40%; - Produção de um portfólio individual com os materias produzidos 60% Avaliação quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, envolvendo a ponderação de dados relativos à participação na formação e à explicitação formal de desempenhos.
Bibliografia
Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA): Canadian ADHD Practice Guidelines, 4.1 Edition, Toronto ON; CADDRA, 2020Ackerman, D. J., & Friedman-Krauss, A. H. (2017). Preschoolers executive function: Importance, contributors, research needs and assess ment options (Research Report No. RR-17-22). Princeton, NJ: EducNovak K. (2016), UDL Now! A Teachers Guide to Applying UDL in Todays Classrooms. Wakefield: CASTNaglieri, Jack & Otero, Tulio. (2019). Naglieri, J. A., & Otero, T. M. (2018). The cognitive assessment system-2: From theory to practice. In Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.), Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues (4th ed.). New York, NY: Guilford Press..Denning, C.B., Moody, A. K. (2018). Inclusion and Autism Spectrum Dosorder: Proactive Strategies to Support Students. New York: Taylor & Francis.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento da inscrição (enviar comprovativo para cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificada ( (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Após início da formação não há direito a qualquer devolução ou creditação. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Elisabete Cristina Pereira Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
3 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
5 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |