Acesso e Sucesso no Ensino Superior: Ver com outros olhos! turma A

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Potenciar a inclusão e a participação de alunos com deficiência visual no Ensino Superior; - Sensibilizar os formandos para a importância de um atendimento especializado atendendo às necessidades dos jovens com cegueira e baixa visão que ingressam no ensino superior; - Conhecer estratégias adotadas por várias Instituições de Ensino Superior no apoio a jovens com Deficiência Visual; - Conhecer recursos materiais e institucionais ao serviço dos professores e dos alunos; - Contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes do Ensino Superior e de técnicos; - Contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas no Ensino Superior;

Conteúdos

-Deficiência visual- Baixa Visão e cegueira; - Transições: Do Ensino Básico para o Ensino Secundário e do Ensino Secundário para o Ensino Superior; - Tecnologias de apoio; - O Acesso ao Ensino Superior para estudantes com NE- Legislação - A inclusão de estudantes com DV no Ensino Superior- Estratégias e práticas;

Metodologias

Um total de 6 horas organizadas numa conferência plenária e quatro painéis temáticos: - Inclusão no Ensino Superior -Painéis: Definindo Percursos; Trilhando Percursos; Alcançando Metas; O futuro.

Formador

Dídia Alexandra Carregosa Lourenço

Irina Raquel Francisco

Início: 20-10-2023
Fim: 20-10-2023
Acreditação: ACD23_nov1
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa