Aprender todos juntos - a diferenciação pedagógica na promoção das aprendizagens turma C - SEPLEU (B)
Apresentação
As novas perspetivas sobre a aprendizagem permitem aos alunos organizar e construir a sua arquitetura de acordo com o seu estilo, forma e ritmos de aprendizagem: elaborar o seu processo de estruturação interior, melhorar significativamente os processos forma organizada e metódica, hierarquizar conteúdos e informações de acordo com o seu grau de importância, identificar conceitos comuns, fazer associações simples e complexas, equacionar e resolver problemas, tomar decisões assertivas e realizar escolhas tendo em conta o contexto e os objectivos a atingir. É fundamental desenvolver nos alunos competências que lhes permitam encontrar estratégias de forma a conduzir e convergir todo o seu de pensamento (focalizar), a reorganizarem a informações de uma forma simples, motivadora e eficaz. Desta forma, através da problematização e consciencialização destes mecanismos intrínsecos, da análise do perfil funcional de cada aluno, da criação de contextos facilitadores de aprendizagem e de uma avaliação adequada de todas as variáveis inerentes ao processo, pretendemos com esta ação criar condições que promovam mudanças eficazes na prática docente e permitam aos alunos ter o conhecimento e simultaneamente a competência para o utilizar em contexto (aprendizagem significativa e eficaz).
Destinatários
Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial.
Objetivos
- Dar resposta às necessidades manifestadas pelos docentes para a sua formação; - Dotar os professores das competências necessárias para uma prática docente face a grupos heterogéneos de alunos conducentes ao sucesso escolar; - Favorecer o desenvolvimento humano e profissional dos docentes e a atitude perante a diferença.
Conteúdos
I Autorregulação da aprendizagem 1. O que é que se aprende: conteúdos curriculares e desenvolvimento de competências no aluno - compreensão; análise; síntese; aplicação; avaliação 2. Como se aprende: processos e estratégias de aprendizagem - estilos; formas e ritmos de aprendizagem 3. Porque é que se aprende: motivação - domínio (vontade de se tornar melhor); - autonomia (capacidade de conduzir a sua própria atividade); - propósito (encontrar um sentido para aquilo que se aprende). 4. O que aprenderam: produtos e resultados - como é que o aluno mostra o que sabe; - avaliação inclusiva II Diferenciação pedagógica 1. Enquadramento legal 2. Princípios da diferenciação 3. Tipos de diferenciação - simultânea; sucessiva e combinada 4. A comunicação Meios e formas de expressão - recursos auditivos, visais e cinestésicos - comunicação assertiva 5. As atividades - Meios de ação - mapas mentais: uma estratégia de aprendizagem - técnicas de argumentação, dilemas e descoberta guiada - aprendizagem cooperativa 6. Os contextos - Meios de envolvimento - trabalho colaborativo/aprendizagem cooperativa - contextos diferenciados e inclusivos III Avaliação Inclusiva e reflexiva
Metodologias
Nas sessões síncronas serão desenvolvidos os conteúdos teóricos e início da componente prática; nas sessões assíncronas a componente prática será desenvolvida para ser apresentada ao grupo na sessão síncrona seguinte. A metodologia utilizada visa a aquisição de conhecimentos por parte dos formandos contemplando, também, a aplicabilidade prática através da elaboração de materiais e atividades. As sessões síncronas contemplarão métodos diversificados: exposição plenária na transmissão de conteúdos eminentemente teóricos; discussão orientada, de forma alargada para análise daquilo que são as questões mais problemáticas; dinâmicas de trabalho em grupo; análise de casos; projeção de filmes.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, Nessa avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; Portfólio do trabalho autónomo realizado na ação, em grupo; Reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional.
Bibliografia
European Agency for Special Needs an Inclusive Education, (2017). Educação pré-escolar inclusiva:Novas perspetivas e ferramentas - relatório síntese final. (M. Kyriazopoulou, P. Bartolo, E. Bjorck - Akesson, C. Giné e F. Bellour, ed.). Odense, Dinamarca.Patrício, M. F. (Org.). (2002). Globalização e diversidade. A escola cultural, uma resposta. Porto: Porto Editora.Santos, Leonor (2009). Diferenciação Pedagógica. Um desafio a enfrentar.Noesis UNESCO. (2005). Orientações para a inclusão garantindo o acesso à educação para todosFelgueiras I. ( 1997). Modelos de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Especiais de Educação. Cadernos CEACF.
Observações
OBSERVAÇÕES ⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Constança Guilhermina Botelho da Costa Correia Azevedo
Margarida Maria Simões Lopes Loureiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-01-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 30-01-2024 (Terça-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 09-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 16-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 16-04-2024 (Terça-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 23-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
13 | 30-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
14 | 30-04-2024 (Terça-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |