Comunicação Aumentativa e Alternativa em contexto escolar Nível 2 turma A
Apresentação
Algumas perturbações do desenvolvimento têm implicações na aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal, tanto a nível da oralidade como da escrita. Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC) surgem como resposta às crianças que não são capazes de comunicar ou às que a fala não é suficiente para preencher todas as funções comunicativas, melhorando assim a sua qualidade de vida. A escolha de um SAAC deve ser considerada numa perspetiva alargada, um trabalho em equipa que tem como foco melhorar a vida quotidiana da pessoa. A implementação de um SAAC requer uma intervenção para facilitar o seu desenvolvimen- to, é um processo de aprendizagem, como se de uma nova língua se tratasse. A utilização dos sistemas deve ser transversal a todos os contextos, sendo o escolar aquele em que as crianças passam a maioria do seu tempo. É fundamental os agentes educativos dominarem as questões inerentes à CAA, pois além de serem dos elementos da equipa que melhor conhecem as características do aluno, são os que mais contribuirão para a sua utilização e consequente desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas. Havendo conhecimento prévio da teoria envolvente, torna-se fundamental criar oportunidade de aprendizagem e domínio prático de ferramentas e tecnologias inerentes a este processo para que os professores e educadores sejam cada vez mais autónomos no processo de implementação dos SAAC.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 360, 910, 920, 930.
Objetivos
- Adquirir competências para selecionar o SAAC mais adequado ao perfil do aluno; - Construir quadros e tabelas de comunicação; - Construir quadros de rotinas; - Adaptar materiais; - Identificar as diferentes tecnologias de apoio que podem se integrar num SAAC; - Reconhecer as principais características de comunicação do utilizador para a escolha de um SAAC ; - Identificar as ferramentas mais adequadas para o material a desenvolver; - Dominar o software necessário ao desenvolvimento dos diferentes materiais; - Implementar os materiais desenvolvidos nos diferentes contextos de vida do aluno.
Conteúdos
1. Levantamento de casos práticos e necessidades comunicativas (5h) 1.1. Identificação de casos práticos 1,2 Apresentação de casos práticos 1.3 Identificação do perfil comunicativo e necessidades 1.4 Escolha do material prático a desenvolver (tabelas de comunicação, quadros de rotinas, adaptação de materiais) 1.5 Relação teórico-prática dos conteúdos relacionados com a Comunicação Aumentativa e Alternativa 2. Levantamento de ferramentas/software a utilizar (10h) 2.1 Identificação das ferramentas mais apropriadas a cada caso de estudo 2.2 Escolha das ferramentas a utilizar para o desenvolvimento dos materiais 2.3 Exploração prática das ferramentas (Araword, Arasaac, Picto-Selector, Magic Contact ) 3, Construção de materiais (10h) 3.1 Construção de materiais que respondam às necessidades dos casos em estudo 3.2 Utilização das ferramentas necessárias para cada tarefa 3.3. Estratégias de implementação dos materiais em contexto escolar
Metodologias
As sessões decorrerão da seguinte forma: a) Sessões plenárias de formação em grande grupo destinadas a: apresentação dos conteúdos pelas formadoras, análise e discussão dos mesmos, clarificação, sistematização e aprofundamento de conceitos, e reflexão sobre as práticas pedagógicas em articulação com as temáticas dos conteúdos. b) Sessões de trabalho em pequeno grupo (salas simultâneas) destinadas a: exploração de materiais, seleção e realização de tarefas relacionadas com os conteúdos, elaboração de planos de aula apoiados num desenho universal para a aprendizagem e em ambientes de aprendizagem potenciadores das competências neurodinâmicas para a aprendizagem. c) Sessão plenária final destinada à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos.
Avaliação
A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões; - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos
Bibliografia
Tetzchner, S. v., & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora.Encarnação, P., Azevedo, L., & Londral, A. R. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).Pereira, Filomena (Coord.) (2018). Para Uma Educação Inclusiva Manual de Apoio à Prática, Ministério da Educação/Direção Geral da Educação (DGE)Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva. (2014). Cinco mensagens chave para a educação inclusiva. Colocar a teoria em prática. Odense, Dinamarca: https://www.europeanagency.org/sites/default/files/Five_Key_Messages_for_Inclusive_Education_PT .pdfBeukelman, D. R., & Mirenda, P. (2013). Augmentative & Alternative Communication. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ Envie o comprovativo para: cfproandee@gmail.com 📢 A vaga só é garantida após a validação do pagamento da inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Magda Florêncio
Andreia Joana Venâncio de Matos (formadora convidada)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 02-03-2024 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 16-03-2024 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online assíncrona |
6 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 13-04-2024 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 13-04-2024 (Sábado) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |