Perfil do professor inclusivo: desenvolvimento de competências para a inclusão turma A
Apresentação
A história da Democracia pode ser escrita como uma contínua luta pela inclusão (Biesta, 2010). A abordagem da inclusão assente no direito à educação para todos implica, por parte do professor, o desenvolvimento de competências, com base num conjunto de valores que sustentem comportamentos e estratégias, promotoras de aprendizagens significativas para todos os alunos. Com esta formação pretende-se consolidar um conjunto de valores e áreas de competência fundamentais: - valorização da diferença; - promoção de aprendizagens significativas para todos os alunos; - trabalho colaborativo e desenvolvimento pessoal e profissional. Através de uma abordagem sistémica, em relação ao papel do professor na criação de redes de suporte potencializadoras do desenvolvimento das aprendizagens no aluno, não só em contexto de sala de aula, mas na construção do seu sucesso educativo e de vida, pretende-se desenvolver ferramentas de articulação e cooperação na construção de equipes dinâmicas e eficazes na intervenção e resposta ao aluno.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial.
Objetivos
- Identificar um sistema de valores essenciais e de áreas de competência adequados ao perfil dos alunos; - Valorizar a diversidade como um recurso e valor educativo; - Apoiar e desenvolver aprendizagens em todos os alunos e gerir expectativas; - Desenvolver competências de trabalho cooperativo (com os pares, os alunos, pais, técnicos e outros) na diminuição de barreiras à aprendizagem. - Desenvolver competências de autorreflexão que permitam consolidar estratégias de sucesso e eliminar ou melhorar estratégias pouco eficazes.
Conteúdos
1ª Sessão síncrona | 3,5 horas Apresentação Conteúdos da ação Cronograma Critérios de avaliação Valorização da diversidade 2ª sessão assíncrona | 4 horas Pesquisa sobre o enquadramento teórico e evolução da educação inclusiva Valores, Atitudes, Princípios, Legislação e Conceitos 3ª sessão síncrona | 3 horas O conceito de diferença aos vários níveis: física, mental, emocional, cultural, social Barreiras à aprendizagem e desenvolvimento. 4ª sessão assíncrona | 4 horas Reflexão sobre alguns valores e crenças pessoais inibidores de uma prática inclusiva e os vários tipos de diferenças e a sua implicação na aprendizagem. 5ª sessão síncrona | 3 horas Proporcionar aprendizagens significativas a todos os alunos. Criar nos alunos disponibilidade para realizarem aprendizagens significativas. a) Abordagem de diferentes estilos e perfis de aprendizagem b) Estratégias que garantam uma aprendizagem significativa de acordo com o perfil do aluno c) Metodologias eficazes que garantam a igualdade de oportunidade para aprender em contexto 6ª sessão assíncrona | 4 horas Reflexão sobre as necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional e apresentação de um plano de ação tendo em conta: as metodologias de investigação-ação na prática educativa e o desenvolvimento de estratégias pessoais de resolução de problemas 7ª sessão síncrona | 3,5 horas Apresentação e debate dos vários planos de ação Trabalho em rede: uma abordagem sistémica Trabalhar com o encarregado de educação e/ou famílias, estratégias de comunicação eficaz Articular com outros profissionais: conceitos e princípios unificantes Avaliação reflexiva
Metodologias
Nas sessões síncronas serão desenvolvidos os conteúdos teóricos e início da componente prática; nas sessões assíncronas a componente prática será desenvolvida para ser apresentada ao grupo na sessão síncrona seguinte. A metodologia utilizada visa a aquisição de conhecimentos por parte dos formandos contemplando, também, a aplicabilidade prática através da elaboração de materiais e atividades. As sessões síncronas contemplarão métodos diversificados: exposição plenária na transmissão de conteúdos eminentemente teóricos; discussão orientada, de forma alargada para análise daquilo que são as questões mais problemáticas; dinâmicas de trabalho em grupo; análise de casos; projeção de filmes.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, Nessa avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: - Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; - Portfólio do trabalho autónomo realizado na ação, em grupo; - Reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional.
Bibliografia
European Agency for Developement in Special Needs Education (2012). TE4I Formação de Professores para a Inclusão. Perfil de professors Inclusivos UNESCO. (2005). Orientações para a inclusão - garantindo o acesso à educação para todos. Moreira, J. (2010). Portefólio do professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. Morgado, J. (2004). Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença Oliveira, I., & Serrazina, L. (2002). A reflexão e o professor como investigador. Em GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM.
Observações
OBSERVAÇÕES ⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de pagamento da inscrição (enviar para cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Constança Guilhermina Botelho da Costa Correia Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:45 | 2:45 | Online síncrona |
2 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:45 | 2:45 | Online síncrona |
4 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 10-05-2024 (Sexta-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
6 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:45 | 2:45 | Online síncrona |
7 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:45 | 2:45 | Online síncrona |
9 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 17-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
11 | 17-05-2024 (Sexta-feira) | 20:45 - 21:45 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
13 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:45 | 2:45 | Online síncrona |