Aprender em conjunto – diferenciação pedagógica turma A
Apresentação
A dificuldade crescente do professor proporcionar aprendizagens significativas a todos os alunos pela sua diversidade, torna pertinente uma abordagem de métodos e técnicas que promovam mudanças nas práticas dos docentes, no sentido de assumirem um papel de mediadores e facilitadores mais conscientes e eficazes na criação de uma escola inclusiva. Pretende-se abordar de forma global o novo enquadramento legal do Regime Jurídico da educação inclusiva, capacitando os professores para a sua aplicação (O Decreto-Lei nº54/2018, 6 de julho) e cruzando com os outros enquadramentos legais. Desta forma, através da análise do perfil de cada aluno, da criação de contextos facilitadores de aprendizagem e de uma avaliação adequada de todas as variáveis inerentes ao processo, pretendemos com esta ação criar condições que promovam mudanças eficazes na prática docente, de acordo com o enquadramento legal em vigor, e permitam aos alunos ter um sucesso educativo sustentável.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.
Objetivos
Com a presente formação pretende-se: 1º- Abordar e cruzar a legislação em vigor (Decreto Lei n.º 54 e n.º 55/2018) 2º- Dotar os professores das competências necessárias para uma prática docente face a grupos heterogéneos de alunos conducentes ao sucesso escolar; 3º- Favorecer o desenvolvimento humano e profissional dos docentes e a atitude perante a diferença.
Conteúdos
I – Autorregulação da aprendizagem 1. O que é que se aprende: conteúdos curriculares e desenvolvimento de competências no aluno - compreensão; análise; síntese; aplicação; avaliação. 2. Como se aprende: processos e estratégias de aprendizagem - estilos; formas e ritmos de aprendizagem 3. Porque é que se aprende: motivação - domínio (vontade de se tornar melhor); - autonomia (capacidade de conduzir a sua própria atividade); - propósito (encontrar um sentido para aquilo que se aprende). 4. O que aprenderam: produtos e resultados - como é que o aluno mostra o que sabe; - avaliação inclusiva II – Diferenciação pedagógica 1. Enquadramento legal (DL n.º 54 e n.º 55/2018) 2. Princípios da diferenciação 3. Tipos de diferenciação: - simultânea; sucessiva e combinada 4. A comunicação – Meios e formas de expressão - recursos auditivos, visais e cinestésicos - comunicação assertiva 5. As atividades - Meios de ação - mapas mentais: uma estratégia de aprendizagem - técnicas de argumentação, dilemas e descoberta guiada - aprendizagem cooperativa 6. Os contextos - Meios de envolvimento - trabalho colaborativo/aprendizagem cooperativa - contextos diferenciados e inclusivos III – Avaliação
Metodologias
As sessões terão um carácter teórico-prático com recurso a um método expositivo, utilizando meios auxiliares da atividade nos conteúdos programáticos teóricos e teórico-práticos. Os momentos de debate, partilha, reflexão e análise da atividade pedagógica diária, darão corpo a uma componente mais prática em que se pretende a aplicação. Serão colocadas situações e estratégias conducentes à elaboração de materiais de trabalho, a serem posteriormente utilizadas por cada docente no seu nível de ensino ou em projetos de escola a implementar.
Avaliação
A avaliação será contínua, observando o desempenho de cada formando e a sua colaboração nas atividades práticas. Os formandos serão avaliados na escala de 0 a 10, de acordo com as orientações conjuntas do CCPFC e Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação. Comentário escrito elaborado pelos formandos de acordo com o programa da ação. Elaboração de materiais que permitam trabalhar e desenvolver as diferentes competências de uma forma conjunta e inclusiva. Observação direta dos formandos
Bibliografia
- Moreira, J. (2010). Portefólio do professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. - Morgado, J. (2004). Qualidade na educação: um desafio para os professores. Lisboa: Presença. - Perrenoud, P. (1999). Formar professores em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Genebra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. - Santos, L., Pinto, J., Rio, F., Pinto, F., Varandas, J., Moreirinha, O., Dias, P.; Dias, S. e Bondoso, T. (2010). Avaliar para aprender – relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto Editora. - UNESCO. (2005). Orientações para a inclusão – garantindo o acesso à educação para todos
Formador
Constança Guilhermina Botelho da Costa Correia Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 15-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 22-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 13-12-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 20-12-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |