Perturbações do Desenvolvimento em Sala de Aula: Estratégias de Intervenção turma B (23/24)
Apresentação
A conceção de escola inclusiva remete-nos para o primado da igualdade de oportunidades educativas e sociais, garantida a todos os alunos, incluindo os que evidenciam perturbações do desenvolvimento tal como a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção, a perturbação obsessivo-compulsiva e as perturbações da ansiedade. Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, estes alunos revelam padrões de comportamento desajustados e dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que provoca problemas na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens. O professor tem como desafio compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si.
Destinatários
Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.
Objetivos
- Conhecer algumas perturbações do desenvolvimento: a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação do comportamento e as perturbações emocionais e consequentes problemáticas associadas. - Conhecer e recorrer a medidas educativas adequadas (DL 54/2018 de 6 de julho) na construção do Relatório Técnico-Pedagógico, de modo a responder às necessidades do aluno. - Planear a implementação de estratégias de intervenção em sala de aula eficazes, para as diferentes problemáticas abordadas.
Conteúdos
Tema 1 - Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento 3h - Desenvolvimento neurobiológico funcional compreensão da variabilidade do normal e da expressão das perturbações. - Desenvolvimento infantil e atraso global do desenvolvimento Tema 2 Perturbação do desenvolvimento intelectual 5h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação do desenvolvimento intelectual (conceito, incidência da perturbação, comportamentos/características dos alunos). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 3 - Perturbação da comunicação, linguagem e fala 6h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação da comunicação, linguagem e fala (aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, normalidade e patologia da linguagem; etiologia e atraso de linguagem, fatores que afetam o desenvolvimento da linguagem, alterações da linguagem - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e desenvolvimento de atividades promotoras de aquisição linguística em sala de aula. Tema 4 Perturbação do Comportamento 5h - Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) - Compreender e definir a PHDA, a importância das funções executivas na PHDA, manifestações típicas da PHDA, o impacto da perturbação na vida da criança, do adolescente e das famílias. - Perturbação de oposição e desafio (POD) - Compreender e definir POD, características e comorbilidades, comportamentos de oposição, a família e a escola. - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 5 - Perturbações Emocionais 6h - Perturbação da ansiedade, Perturbação obsessiva compulsiva, Perturbações da alimentação, Perturbações do sono, Dependência da internet (compreender e definir as perturbações, características e comorbilidades). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula.
Metodologias
Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se em sessões teórico e teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. Será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos de prática pedagógica e de propostas de atividades para o desenvolvimento da temática.
Avaliação
A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões 50%. - Elaboração de relatório final individual reflexivo 50%. A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10 seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente 1 a 4,9 pontos - Regular 5 a 6,4 pontos - Bom 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom 8 a 8,9 pontos - Excelente 9 a 10 pontos Para se obter a UCs (unidade de crédito) o formando tem de ter um mínimo de 5 pontos.
Modelo
Questionário ao formandos
Bibliografia
Antunes, N., Sentidos O grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento Lua de Papel, 2018.Antunes, N., Mais Forte do que Eu! Hiperatividade e défice de atenção Causas, consequências e soluções Lua de Papel, 2014Xiaoyan Ke & Jing Liu, Transtorno do Desenvolvimento Deficiência Intelectual 2015Santos, Mª, Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, avaliar e intervir, Edições Sílabo, setembro de 2015.DGE (2018). Para uma educação inclusiva Manual de Apoio à Prática
Observações
⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢 A vaga só é garantida após a validação do pagamento da inscrição. (envio comprovativo para cfproandee@gmail.com) NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto), poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Célia Maria Borges Prata
Maria Adalgisa Portugal Ferreira da Silva Babo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 19-04-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
5 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 16-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |