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24º Congresso Português de Arte-Terapia Arte, Saúde e Educação turma A

Apresentação

As temáticas que configuram a realização 24º Congresso Português de Arte-Terapia são de interesse para a formação de educadores e professores, sendo a Arte-Terapia uma área do saber cujos princípios epistemológicos e praxiológicos se constituem em ferramentas-chave na intervenção educacional com crianças e adolescentes, seja a partir das ferramentas arte-terapêuticas que visam o desenvolvimento da criatividade, bem como facilitadores das interações sociais, particularmente as que iluminam o carácter relacional dos professores com os alunos e dos alunos com os pares. Sublinha-se ainda a importância que a Arte-terapia desempenha na intervenção pedagógica junto de alunos com necessidades de apoios educativos e sociais especializados (AESE), vulgo NEE, contribuindo para a inclusão escolar e social destes alunos, realizando transições entre a Escola e as famílias. Além disso, como realça este Congresso, a Arte-Terapia, em contexto escolar, constitui-se num elemento-chave para que os professores possam ter uma atuação informada e consistente diante das problemáticas emocionais apresentadas por crianças e adolescentes, com impactos nas aprendizagens realizadas.

Destinatários

Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do ensino básico, secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para que os educadores e professores se apropriem de conhecimentos acerca da Arte-Terapia aplicada no contexto educacional. - Refletir sobre como a Arte-Terapia pode actuar sobre as problemáticas epistemológicas, conceptuais e pedagógicas que configuram a inclusão escolar e social dos alunos. - Apresentar ferramentas didáctico-pedagógicas que facilitem a exploração do potencial criativo de crianças e adolescentes para a superação dos obstáculos criados pelas problemáticas emocionais que impedem o desenvolvimento adequado da aprendizagem. - Aprofundar conhecimentos e partilhar experiências sobre a intervenção da Arte-Terapia em contexto escolar. - Discutir como a Arte-Terapia pode contribuir para a gestão de conflitos no espaço educacional. - Propiciar aos professores o acesso a espaços e tempos formativos transdisciplinares, afirmando-os como reflexivos-críticos.

Conteúdos

Neste congresso, tendo um tema genérico e vasto, pretende-se dar espaço para a largueza das aplicações possíveis da Arte nos contextos da Saúde e da Educação. A Arte enquanto atividade humana ancestral tem amplas relações com as duas áreas referidas, que mais não seja pelos seus potenciais na promoção do bem-estar e desenvolvimento criativo. Os mediadores artísticos, tendo em conta as diversas vertentes das Artes, em contexto da Arte-Terapia ou Arte-Psicoterapia têm efeitos comprovados por estudos científicos diversos efetuados não só na área da Saúde Mental, mas também em situações do foro psicossomático. Entre estas destacam-se a Doença de Alzheimer, as Perturbações do Comportamento Alimentar e Perturbações Autoimunes. Em termos da Saúde Mental, a Arte-Terapia e a Arte-Psicoterapia têm uma aplicabilidade ampla, tendo em conta a aplicação específica dos parâmetros da intervenção. No ensino, desde longa data que se preconiza a aplicação das Artes na promoção da aprendizagem, tal como foi evidenciado há cerca de um século por Herbert Read na sua perspetiva de Educação pela Arte. O desenvolvimento de competências não formais, em particular a criatividade, são essenciais para o reforço da capacidade de saber aprender. Em Portugal, João dos Santos desenvolveu magistralmente o conceito de Pedagogia Terapêutica, reforçando a ideia de que a verdadeira aprendizagem só será alcançada quando não só forem adquiridos conteúdos formais, mas também quando esses são assistidos pelo desenvolvimento emocional do aluno no processo de aquisição do conhecimento. Temos pois a intenção de neste congresso convidar não só arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas da SPAT com experiência na área da Saúde e Educação, mas também outros profissionais com experiências diversas na aplicação das Artes. Deste modo focar-se-ão as seguintes áreas no congresso: - O artista e a aprendizagem; - Arte e Saúde; - Educação pela Arte e a Arte como Educação; - A Arte-Terapia na promoção de saúde; - Contextos pedagógicos e Arte-Terapia; - A aprendizagem em Arte-Terapia; - Mudança e aprendizagem pela experiência criativa em Arte-Psicoterapia; - Aprender pela evidência da prática em Arte-Psicoterapia.

Metodologias

A ação integra-se no 24º Congresso Português de Arte-Terapia organizado sob o formato de painéis temáticos, com diferentes participantes de reconhecido mérito profissional e social na área educativa, social e clínica que atuam na área da Arte-Terapia e afins. Assumindo a dimensão de um fórum transdisciplinar, destacamos a participação de profissionais de Arte-Terapia com ampla experiência interventiva em contexto escolar que apresentarão os seus trabalhos ilustrando e exemplificando as ferramentas arte-terapêuticas utilizadas em contexto educacional, com as mais diversas problemáticas de crianças e adolescentes. As sessões terão um funcionamento de painéis temáticos onde serão apresentadas as comunicações específicas dentro de cada tema, motivando a discussão e a reflexão de todo público, num seguimento posterior com espaço para a participação dos professores e educadores que estarão a participar.

Avaliação

A avaliação dos formandos foca a assiduidade e participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Carvalho, R. (2021). Processos de Mudança em Arte-Psicoterapia – Bases e estruturas virtuais para a vida real, Revista Portuguesa de Arte-Terapia. Arte Viva. Nº 11. 2021. Lisboa: SPAT.Carvalho, R. (2009). A Arte de Sonhar Ser. Fundamentos da Arte-Psicoterapia Analítica-Expressiva. Lisboa: Edições IspaR. M. Fróis, J. P. Marques, E. (2001). Primeiro olhar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Arnheim, R. (1997). Para uma psicologia da arte. Lisboa: Dinalivro.

Observações

VALORES e FORMAS DE PAGAMENTO: - Sócios: 40,00€ | Não sócios: 70,00€ - Transferência bancária para o IBAN: PT50 0035 0197 00018099830 27 - Pagamentos efetuados fora da Europa poderão ser realizados através de Paypal. Peça-nos a informação para o procedimento (spat.pt@gmail.com). *Enviar comprovativo de transferência para: spat.pt@gmail.com **Em caso de desistência não se efetuam devoluções.

Formador

Francisca Germana Santos Vaz Pires

Marta Tagarro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-10-2023 (Sábado) 10:00 - 18:00 8:00 Presencial
2 22-10-2023 (Domingo) 10:00 - 18:00 8:00 Presencial
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 21-10-2023
Fim: 22-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120226/23
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 14 h
Local: Fundação Calouste Gulbenkian