166

Abordagem multidisciplinar nas Perturbações do Espectro do Autismo em contexto escolar - Nível I turma A

Destinatários

Docentes GR 910, 920, 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes GR 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes GR 910, 920, 930.

Objetivos

- Conhecer os conceitos basilares da Educação Inclusiva e Equitativa, tendo por base os documentos atuais e universais; - Apresentar estratégias de trabalho colaborativo entre os diversos elementos da equipa perante uma abordagem multidisciplinar; - Dotar os formandos de conhecimento teórico sobre a Perturbação do Espectro do Autismo; - Conhecer diferentes metodologias de intervenção, sobretudo a metodologia de ensino estruturado; - Apresentar estratégias para a diferenciação pedagógica nos diversos contextos educativos; - Desenvolver mecanismos de planificação e orientadores da intervenção, à luz da Lei em vigor. - Apoiar os formandos na construção de materiais de intervenção; - Explorar o uso de tecnologias de apoio como suporte à aprendizagem; - Desenvolver processos de avaliação do perfil do aluno e da intervenção realizada pela Equipa “avaliação para as aprendizagens”

Conteúdos

1. Educação Inclusiva e Equitativa; 2. Linhas orientadoras para a Planificação da Intervenção de acordo com o DL 54/2018, de 6 de junho e Lei 116/2019, de 13 de setembro, DL 55/2018, de 6 de junho, as Aprendizagens essenciais e o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória; 3. A abordagem multidisciplinar (docentes e técnicas especializadas) na intervenção de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) em contexto escolar: a) Intervenção em contexto de sala de aula/outros ambientes educativos; b) Intervenção em contexto de centro de apoio à aprendizagem - sala especializada; 4. Metodologias de Ensino/Aprendizagem (floortime, ensino estruturado, entre outras) e utilização/elaboração de materiais pedagógicos (adaptados ao perfil do aluno); 5. Flexibilização Curricular; 6. Tecnologias de apoio de suporte à aprendizagem e à participação dos alunos com PEA.; 7. Conceito de “autodeterminação” e a promoção da “autonomia” no aluno com PEA; 8. Atividades de vida diária e instrumental do aluno com PEA; 9. Linguagem, fala e comunicação na PEA.; 10. Processos de Avaliação na Perturbação do Espectro do Autismo.

Observações

Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ A vaga só é garantida com o pagamento. CALENDARIZAÇÃO: 18/09/2023 - 18h30 – 21h30 20/09/2023 - 17h30 – 20h30 21/09/2023 - 18h30 – 20h30 20h30 – 21h30 (assíncrona) 26/09/2023 - 17h30 – 20h30 27/09/2023 - 17h30 – 19h30 19h30 – 20h30 (assíncrona) 29/09/2023 - 17h30 – 19h30 19h30 – 20h30 (assíncrona) 02/10/2023 - 18h30 – 20h30 20h30 – 22h30 (assíncrona) 04/10/2023 - 17h30 – 20h30

Formador

Olga Margarida Paulo de Sá

Margarida Sofia Carvalho Amorim

Andreia Liliana Costa Monteiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-09-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 21-09-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 21-09-2023 (Quinta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
4 22-09-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 26-09-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 27-09-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
7 27-09-2023 (Quarta-feira) 19:30 - 20:30 1:00 Online assíncrona
8 29-09-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
9 29-09-2023 (Sexta-feira) 19:30 - 20:30 1:00 Online assíncrona
10 02-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 02-10-2023 (Segunda-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online assíncrona
12 04-10-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 18-09-2023
Fim: 04-10-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-115823/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online (zoom)