162

Alunos desatentos e agitados: Práticas em sala de aula, com base na evidência. turma A

Apresentação

Os desafios com que os docentes se confrontam, em sala de aula, nos primeiros anos de vida escolar dos alunos, muitas vezes, prendem-se com o recurso a práticas adequadas e com base na evidência, para os alunos que começam a manifestar comportamentos preditivos de dificuldades na aprendizagem. Estes comportamentos, surgem no pré-escolar e estendem-se pelo 1º Ciclo EB, à medida que são introduzidos novos conteúdos curriculares e o nível de exigência aumenta. Coloca-se aqui a necessidade de serem desenvolvidas e aplicadas as estratégias adequadas junto desses alunos, tendo em conta as suas características individuais de desenvolvimento e de aprendizagem, assim como reconhecer e intervir nos processos cognitivos subjacentes às dificuldades que manifestam. Pretende-se aqui desenvolver o conhecimento e as ferramentas nos docentes, para criarem e operacionalizarem estratégias em sala de aula, promotoras do sucesso escolar e o bem estar dos seus alunos, sendo esse o objetivo geral a atingir. As crianças que se enquadram em perfis de comportamento desatento e agitado apresentam, também, outras implicações, como por exemplo, a capacidade de memorização, planeamento, flexibilidade cognitiva, entre outras que integram os processos cognitivos e executivos, e têm impacto na aprendizagem. A identificação e intervenção atempada e ajustada, permite que o docente alcance o máximo do potencial dos seus alunos, para além de promover um ambiente organizado e de bem estar geral na sala de aula.

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

Objetivos

- Potenciar a compreensão da importância do uso de estratégias com base na evidência, em sala de aula; - Desenvolver com os Docentes estratégias de identificação de comportamentos preditores de dificuldades de aprendizagem; - Dotar os Docentes de estratégias de intervenção em sala de aula . - Analisar as estratégias pedagógicas e a estruturação da sala de aula; - Potenciar a compreensão da importância da continuidade dos planos de intervenção entre o pré-escolar e o 1º ciclo EB. - Reconhecer e compreender as pré-competências e as competências implícitas na aprendizagem da leitura e da matemática; - Operacionalizar/aplicar os conhecimentos na prática pedagógica; - Incrementar o trabalho cooperativo e o diálogo interdisciplinar.

Conteúdos

1. Dificuldades de aprendizagem – Conceitos (4 horas) • Comportamentos preditivos das dificuldades de aprendizagem. • Avaliação - interpretação de resultados relevantes dos relatórios psicológicos. • Componentes de um plano de intervenção, • Particularidades, quanto ao impacto nas aprendizagens, das Perturbações que podem estar associadas: - Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção. - Perturbação do Espetro do Autismo - Perturbação Específica da Aprendizagem - Síndrome de Down 2. Orientações para a intervenção - Práticas pedagógicas com base na evidência (7 horas) • O que nos recomenda a literatura (CADDRA, TEACCH, UDL, Teoria PASS...); • Como identificar qual a intervenção (o conjunto de estratégias) mais adequada aos comportamentos observados - Casos práticos; • Como planificar uma intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses do aluno. • Como intervir nas competências em défice sem descorar o curriculo - com recurso às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. 3. Estratégias em sala de aula - O como se faz (7 horas) • Na estruturação do ambiente da sala de aula e do espaço de trabalho individual; • Na adequação das tarefas académicas; • Nas (pré)competências para a compreensão leitora; • Nas (pré)competências da matemática 4. Caso prático (7 horas) • Construção de um plano de intervenção, de um plano de aula e de material de apoio.

Metodologias

• Identificação prévia de problemas / necessidades de formação a partir das práticas profissionais; • Alternância entre sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo; • Avaliação e reformulação dos materiais e resultados com eles atingidos em função das necessidades identificadas nas sessões presenciais conjuntas; • Reuniões conjuntas; • Todas as sessões desta ação de formação deverão possuir um carácter teórico/prático e ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos.

Avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas atividades propostas – 40%; - Produção de um portfólio individual com os materias produzidos – 60% Avaliação quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, envolvendo a ponderação de dados relativos à participação na formação e à explicitação formal de desempenhos.

Bibliografia

Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA): Canadian ADHD Practice Guidelines, 4.1 Edition, Toronto ON; CADDRA, 2020Ackerman, D. J., & Friedman-Krauss, A. H. (2017). Preschoolers’ executive function: Importance, contributors, research needs and assess ment options (Research Report No. RR-17-22). Princeton, NJ: EducNovak K. (2016), UDL Now! A Teacher’s Guide to Applying UDL in Today’s Classrooms. Wakefield: CASTNaglieri, Jack & Otero, Tulio. (2019). Naglieri, J. A., & Otero, T. M. (2018). The cognitive assessment system-2: From theory to practice. In Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.), Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues (4th ed.). New York, NY: Guilford Press..Denning, C.B., Moody, A. K. (2018). Inclusion and Autism Spectrum Dosorder: Proactive Strategies to Support Students. New York: Taylor & Francis.

Observações

Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ A vaga só é garantida com o pagamento.

Formador

Elisabete Cristina Pereira Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 24-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
3 30-10-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 31-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
5 06-11-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 07-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
7 13-11-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 14-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
9 20-11-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 21-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 23-10-2023
Fim: 21-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117561/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online (zoom)