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Perturbações do Desenvolvimento em Sala de Aula: Estratégias de Intervenção turma A

Apresentação

A conceção de escola inclusiva remete-nos para o primado da igualdade de oportunidades educativas e sociais, garantida a todos os alunos, incluindo os que evidenciam perturbações do desenvolvimento tal como a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção, a perturbação obsessivo-compulsiva e as perturbações da ansiedade. Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, estes alunos revelam padrões de comportamento desajustados e dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que provoca problemas na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens. O professor tem como desafio compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si.

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

Objetivos

- Conhecer algumas perturbações do desenvolvimento: a perturbação do desenvolvimento intelectual, a perturbação da comunicação, linguagem e fala, a perturbação do comportamento e as perturbações emocionais e consequentes problemáticas associadas. - Conhecer e recorrer a medidas educativas adequadas (DL 54/2018 de 6 de julho) na construção do Relatório Técnico-Pedagógico, de modo a responder às necessidades do aluno. - Planear a implementação de estratégias de intervenção em sala de aula eficazes, para as diferentes problemáticas abordadas.

Conteúdos

Tema 1 - Fundamentos neurobiológicos do desenvolvimento – 3h - Desenvolvimento neurobiológico funcional – compreensão da variabilidade do normal e da expressão das perturbações. - Desenvolvimento infantil e atraso global do desenvolvimento Tema 2 – Perturbação do desenvolvimento intelectual – 5h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação do desenvolvimento intelectual (conceito, incidência da perturbação, comportamentos/características dos alunos). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 3 - Perturbação da comunicação, linguagem e fala – 6h - Desenvolver conhecimentos acerca da perturbação da comunicação, linguagem e fala (aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, normalidade e patologia da linguagem; etiologia e atraso de linguagem, fatores que afetam o desenvolvimento da linguagem, alterações da linguagem - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e desenvolvimento de atividades promotoras de aquisição linguística em sala de aula. Tema 4 – Perturbação do Comportamento – 5h - Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) - Compreender e definir a PHDA, a importância das funções executivas na PHDA, manifestações típicas da PHDA, o impacto da perturbação na vida da criança, do adolescente e das famílias. - Perturbação de oposição e desafio (POD) - Compreender e definir POD, características e comorbilidades, comportamentos de oposição, a família e a escola. - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula. Tema 5 - Perturbações Emocionais – 6h - Perturbação da ansiedade, Perturbação obsessiva compulsiva, Perturbações da alimentação, Perturbações do sono, Dependência da internet (compreender e definir as perturbações, características e comorbilidades). - Implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão e estratégias de intervenção em sala de aula.

Metodologias

Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se em sessões teórico e teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. Será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos de prática pedagógica e de propostas de atividades para o desenvolvimento da temática.

Avaliação

A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões – 50%. - Elaboração de relatório final individual reflexivo – 50%. A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10 seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente – 1 a 4,9 pontos - Regular – 5 a 6,4 pontos - Bom – 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom – 8 a 8,9 pontos - Excelente – 9 a 10 pontos Para se obter a UCs (unidade de crédito) o formando tem de ter um mínimo de 5 pontos.

Modelo

Questionário ao formandos

Bibliografia

Antunes, N., Sentidos – O grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento – Lua de Papel, 2018.Antunes, N., Mais Forte do que Eu! Hiperatividade e défice de atenção – Causas, consequências e soluções – Lua de Papel, 2014Xiaoyan Ke & Jing Liu, Transtorno do Desenvolvimento – Deficiência Intelectual – 2015Santos, Mª, Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, avaliar e intervir, Edições Sílabo, setembro de 2015.DGE (2018). Para uma educação inclusiva – Manual de Apoio à Prática

Observações

⏰ ATENÇÃO: Pagamento: NIB: 0036 0106 9910 0042 3297 4 MB Way - Tm: 964502105 (Pró-Inclusão) Associados: 40,00€ Não associados: 70,00€ 📢 A vaga só é garantida após a validação do pagamento da inscrição. (a submissão é feita nesta plataforma NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que, até 20 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.

Formador

Célia Maria Borges Prata

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 12-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 16-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
5 23-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
7 30-10-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 02-11-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
9 06-11-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
10 09-11-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Preço sócio: 40.00€
Preço não sócio: 70.00€
Início: 09-10-2023
Fim: 09-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118469/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online (zoom)