DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: O CURRÍCULO AO SERVIÇO DA APRENDIZAGEM DE TODOS turma A - SEPLEU
Apresentação
As questões relacionadas com a promoção da inclusão, a equidade, a remoção de barreiras, o acesso e o sucesso educativos necessitam de ser refletidas e coconstruídas, no sentido de se procurarem práticas educativas compatíveis com as exigências da diversidade dos alunos que a Escola do século XXI acolhe. O contributo do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode fazer toda a diferença para apoiar os docentes a “chegarem” a todos os alunos, tendo em conta as suas diferenças individuais, necessidades e capacidades, tornando o currículo mais inclusivo e flexível, articulando uma variedade de estratégias facilitadoras do processo de ensino/aprendizagem. Os princípios do DUA baseiam-se na investigação nas áreas do cérebro e alicerçam-se num quadro teórico e científico que urge disseminar na a sala de aula, facilitando a alteração de ambientes educativos. A concretização desta ação de formação tem por finalidade promover a concetualização do tema, bem como a construção de materiais flexíveis e recursos literácitos para serem aplicados na prática letiva. É, pois, fundamental dotar os formandos de um referencial teórico e prático ao nível de competências promotoras de sucesso, de inovação e melhoria nas suas práticas pedagógicas, criando condições para que os professores possam responder aos desafios colocados pelos alunos na sua globalidade e diversidade. A Formação Contínua de docentes é uma das condições essenciais para esse efeito, daí a pertinência desta formação.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
•Refletir sobre as práticas profissionais e contribuir para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos relativos ao desenvolvimento do currículo; •Construir um quadro teórico e concetual de referência à volta do tema, nomeadamente as características do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), enquanto ferramenta facilitadora em termos de acesso, remoção de barreiras, participação e sucesso – princípios da escola inclusiva; •Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, fomentando uma abordagem inclusiva do currículo para todos os alunos, com o recurso aos princípios do DUA; •(Re)pensar cenários de aprendizagem, recorrendo a um conjunto de suportes em prol do sucesso escolar de todos os alunos; •Conhecer de que forma o DUA valoriza os ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos, articulando uma variedade de estratégias flexíveis e facilitadoras do processo de ensino aprendizagem; •Promover o debate e a partilha entre os formandos.
Conteúdos
1.Apresentação dos intervenientes na ação, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e calendarização; Exploração da documentação e materiais de apoio. 2.Políticas e Práticas Inclusivas: implicações na sala de aula; Legislação vigente; Abordagem multinível; Opções e dinâmicas pedagógicas e a sua relação com o DUA. 3.Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): origem, conceitos e fundamentos; Contributo das neurociências para a educação/aprendizagem; O DUA e as componentes do currículo; Análise de casos. 4.Princípios do DUA e recursos de apoio; Princípios do DUA e as redes neuronais da aprendizagem cerebral; recursos/guidelines de apoio em sala de aula; Princípios: Múltiplos meios de envolvimento; Múltiplos meios de representação e Múltiplos meios de ação/expressão; Identificação de barreiras existentes nos contextos educativos e estratégias para a sua remoção; Planificação de aulas, flexíveis e articulando diferentes áreas cientificas, atendendo aos três princípios do DUA: múltiplos meios de envolvimento, de apresentação e expressão envolvendo docentes de diferentes grupos de recrutamento e regiões. 5.Construção de materiais inclusivos. 6.Apresentação e partilha de materiais.
Metodologias
- As metodologias reflexivas que valorizem e promovam uma atitude reflexiva sobre as práticas pedagógicas, assentes na experiência e conhecimento de cada formando; - Serão igualmente desenvolvidas abordagens teóricas e interativas referentes aos conteúdos anteriormente especificados, com recurso a material atual e adequado, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas; - Pretende-se privilegiar o trabalho colaborativo e prático, centrados na modalidade de trabalho de grupo, tendo em conta o nível de ensino em que lecionam os formandos; - Será promovida a criação de instrumentos de trabalho que visam melhorar as práticas educativas, no sentido de se promover uma escola efetivamente inclusiva; - Análise de casos e gamificação; - Portefólio, que suporta todo o trabalho realizado no curso de formação, realçando os materiais construídos e a reflexão crítica individual.
Avaliação
As condições de frequência da ação são as legalmente definidas, sendo a avaliação quantitativa, utilizando-se a escala de 1 a 10, com os seguintes critérios e indicadores: - Pontualidade (10%) - Participação (10%) - Realização das tarefas nas sessões (20%) - Produção de materiais e/ou trabalhos (40%) - Reflexão Crítica Individual (20%). No início da formação serão apresentados aos formandos os descritores de nível de desempenho dentro de cada parâmetro e a respetiva valoração.
Modelo
- Questionário on-line
Bibliografia
- Alves, M., Ribeiro, J. Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. - Alves, M., Ribeiro, J. & Simões, F. (2014). Universal Design for Learning e aprendizagem Cerebral: Contributos para práticas educativas inclusivas. Ferreira, M., Santos, M. & Alves, C. (eds). Sensos Vol. 3 – Nº 2 – Educação Especial e Inclusão, 85-100. (ISSN: 2182-5157) - Booth, T.; Ainscow, M. (2002). Index for Inclusion: Developing learning and participation in schools. Manchester: Centre for Studies on Inclusive Education - Perrenoud, P. (2002). A Prática reflexiva no ofício de professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editores - Rose, D. H., Meyer, A. (2002). Teaching Every Student in the Digital Age. Alexandria: Association for the Supervision and Curriculum Development.
Observações
Enviar comprovativo de pagamento para cfproandee@gmail.com 📢A vaga só ficará assegurada após a receção do comprovativo de inscrição. NOTA: As normas em vigor no Centro de Formação da Pró-Inclusão, relativamente a pagamentos e devoluções indicam que: Até 21 dias antes do início da formação, por razões devidamente justificadas, poder-se-á devolver ou creditar o montante pago na totalidade. Entre 20 e 10 dias antes da formação se iniciar, por razões devidamente justificadas e comprovadas (doença prolongada do próprio ou familiar direto) poder-se-á devolver ou creditar até metade do montante pago. A partir do décimo dia anterior ao início da formação, não se reconhece o direito a devolução ou crédito salvaguardando-se situações verdadeiramente excecionais (doença prolongada do próprio e comprovada), apresentadas em requerimento à Diretora do Centro de Formação, que decidirá em conformidade. Até 30 dias antes do início da formação pode aceitar-se o pedido de transferência/troca dos/as formandos/as entre diferentes ações de formação.
Formador
Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 20:00 - 21:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Online assíncrona |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Online assíncrona |
9 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
11 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |